Equipes do Samu recebem roupas especiais para atendimento

05/08/2020 10:13
SMS / PMPA
SAÚDE
Equipamentos possuem capuz, costura termoselada e duplo zíper

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 450 novas roupas para uso diário no atendimento à população, como reforço na proteção individual dos profissionais neste período de pandemia. Os equipamentos possuem capuz, costura termoselada e duplo zíper, oferecendo mais segurança e proteção de 360 graus ao profissional, junto com máscara N-95, óculos e protetor facial.

Conforme a responsável técnica de enfermagem, Ana Lúcia Maciel, a cada atendimento de caso suspeito do novo coronavírus, o socorrista retorna à sede para fazer a troca do macacão. “Os equipamentos são retirados com a técnica adequada para evitar contaminação e encaminhados para desinfecção criteriosa em lavanderia especializada e posterior reutilização”, explica.

Os equipamentos são impermeáveis, permitem a mobilidade dos profissionais e foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde no valor unitário de R$ 200. Outros 50 itens foram encaminhados aos trabalhadores do Laboratório Municipal, localizado no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.

A nota técnica da Anvisa e do Ministério da Saúde, seguida desde o início da pandemia pela prefeitura, prevê o uso de aventais de 50g/m² e demais equipamentos de proteção individual. Os novos macacões impermeáveis são mais uma alternativa de proteção aos profissionais durante o trabalho, de acordo com as especificidades de cada tipo de atendimento.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes