Evento destaca avanços e desafios na saúde da população negra na Capital
A 1ª Mostra Municipal de Experiências Exitosas em Saúde da População Negra começou na manhã desta terça-feira, 4, no NAU Live Spaces, na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1308, bairro São Geraldo. Com entrada gratuita e programação aberta ao público, o evento marca os 15 anos da Política de Saúde da População Negra em Porto Alegre e é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As atividades seguem até quarta-feira, 5, das 9h às 19h.
O destaque do dia foi a mesa principal Sementes de Equidade: A História Viva da Política de Saúde da População Negra em Porto Alegre, com a palestra da doutora em Saúde Pública pela USP e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Inês da Silva Barbosa. “Cito a fala de Nelson Mandela ao assumir a presidência da África do Sul: Quando escalamos uma montanha, descobrimos que há outras por escalar, e é nesse intuito que eu quero dialogar com vocês num processo de reflexão. Sou grata por fazer parte deste caminhar e sei o quanto se avançou, mas ainda temos muitos desafios”, destacou.
Maria Inês falou do Plano Municipal de Saúde de Porto Alegre, um dos poucos no país que traz dados de saúde da população negra e, com isso, está respondendo à Lei 8080, que trata da epidemiologia como base para estabelecer prioridades e alocar recursos em face das necessidades da população. Como desafios, aponta a necessidade de elaborar metas que se relacionem aos dados apresentados. “O primeiro passo foi vencido, ou seja, reconhecer que há diferenças, mas precisamos ir além. Os dados epidemiológicos devem servir de base ao planejamento para superar a situação das diferenças raciais.”
Também participaram da mesa a coordenadora do eixo 1 do Termo de Execução Descentralizada nº 166/2023, no âmbito da Estratégia Antirracista na Saúde, Elaine Oliveira Soares, apoio estratégico à implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; e a representante da Comissão de Saúde da População Negra do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia Garcia. Como mediadora atuou a psicóloga Gláucia Maria Dias Fontoura, do Comitê de Saúde da População Negra Leste.
Abertura - A abertura do evento contou com apresentação cultural de Pâmela Amaro na voz e cavaquinho. Participaram da mesa o assessor da Coordenação Nacional de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Hilário Damásio; a secretária-adjunta de Saúde de Porto Alegre, Jaqueline César Rocha; a responsável técnica das Políticas de Saúde da População Negra da SES/RS, Francyne Silva; a diretora-adjunta de Atenção Primária da SMS, Caroline Ceolin; a coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da SMS, Gisele Martins Gomes; a coordenadora de Saúde da Ufrgs, Eloá Rossoni; e a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Inês Flores.
A programação da mostra inclui mesas temáticas, painéis, apresentações culturais e de trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde, exposição fotográfica, feira afroempreendedora e rodas de conversa. Nesta quarta-feira, 5, às 13h30, será realizado o Painel de Indicadores em Saúde da População Negra e, às 17h30, ocorre a formatura da turma do curso Promotores em Saúde da População Negra. O evento recebeu a inscrição de 470 pessoas.
Outras informações estão disponíveis neste site.
Lissandra Mendonça

