Grupos nas unidades de saúde auxiliam pessoas a parar de fumar

13/07/2022 12:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Unidade de Saúde Mato Sampaio é uma das que oferece o serviço na Região Leste

Parar de fumar após mais de 30 anos com nicotina no organismo não é fácil, mas é um desafio para muitas pessoas. A contadora Simone Santos é uma delas. Dos 49 anos de vida, 34 têm sido na companhia do cigarro. Após algumas tentativas para terminar com o vício, ela decidiu tentar o acompanhamento em grupo na Unidade de Saúde Mato Sampaio, bairro Jardim do Salso, Zona Leste da Capital (fotos). 

Antes consumindo uma carteira de cigarros por dia, hoje Simone reduziu para dois cigarros no fim de semana, em média. “Encontrei um apoio importante no grupo, pois escuto as histórias das outras pessoas e podemos nos ajudar”, conta. O programa inclui quatro encontros com técnicas direcionadas, nas quais os participantes escolhem a forma que pretendem parar com o cigarro, se gradualmente ou de uma vez. Também utilizam adesivos e medicamento, conforme o caso e a necessidade. “Temos que mudar o mecanismo mental”, ensina Simone. “Quando chega a vontade de acender um cigarro, procuro mudar o foco do pensamento, tomar um copo d’água, substituir por outro recurso, e ter persistência.”

A odontóloga Fabiane Gladzik de Oliveira é quem conduz os encontros, acompanhada de alunos da faculdade de odontologia da PUCRS em estágio na unidade, com apoio de profissionais das equipes de saúde bucal. “Utilizamos terapias alternativas, como Reiki e meditação, isso vem auxiliando muito no processo”, explica Fabiane, que acumula seis anos de experiência no acompanhamento de grupos desse tipo. Segundo ela, pessoas que fumam costumam ser bastante ansiosas e se beneficiam com técnicas que estimulam a respiração profunda, a concentração e a acalmia da mente. “Tenho atribuído a terapia alternativa como um diferencial de sucesso, e a resposta do grupo tem sido muito positiva”, comemora.

Ao término dos quatro encontros, ocorre a fase de manutenção, na qual os participantes seguem as orientações e os aprendizados. Muitas vezes, as amizades criadas no convívio se tornam apoio para seguir o propósito de largar o vício. 

Moradores de Porto Alegre interessados em parar de fumar podem procurar a unidade de saúde de referência para iniciar o acompanhamento. Veja os endereços na lista de postos de saúde.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil