Grupos prioritários serão vacinados em drive-thrus nesta quarta-feira

27/05/2020 08:33
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Foram aplicadas 575.313 doses nos grupos prioritários até essa segunda-feira

Grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe terão oito drive-thrus à disposição nesta quarta-feira, 27, a partir das 9h, em Porto Alegre (veja abaixo os locais). Apenas crianças de seis meses a menores de seis anos devem ser imunizadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário e atualização das vacinas de rotina. As unidades estão preparadas para receber esse público, que exige mais atenção e doses diferenciadas conforme a faixa etária. 

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é oferecer mais uma opção de acesso ao imunobiológico. Por ser inativada, a vacina não oferece risco e evita óbitos e internações. A reação comum é dor local por até 24 horas, e a proteção começa em 15 dias.

Para evitar aglomerações, a prefeitura conta este ano com mais de 150 locais disponíveis até 5 de junho, entre farmácias parceiras e unidades de saúde (confira antes de sair de casa). Os grupos prioritários da campanha estão mais sujeitos a complicações após a infecção do vírus influenza, por isso a importância da proteção da vacina. 

Registros do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) mostram que foram aplicadas 575.313 doses nos grupos prioritários até essa segunda-feira, 25, o que corresponde a 80,4% da meta geral de 715 mil pessoas.

Drive-thrus de vacinação contra a gripe | Quarta-feira, 27/5, a partir das 9h

Atenção: crianças serão atendidas apenas nas unidades de saúde

Avenida Professor Oscar Pereira, 3229 - bairro Glória

Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 - bairro São Sebastião

Avenida Bento Gonçalves, sentido bairro-centro, portão saída estacionamento da PUCRS (quase esquina rua Nelson Brochado Duarte) - bairro Partenon

Avenida Protásio Alves, 6220 - Sesc Protásio Alves - bairro Petrópolis

Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília

Praça Comendador Souza Gomes, em frente à Unidade de Saúde Tristeza - bairro Tristeza

Rua Três de Abril, 90 - bairro Passo d’Areia

Praça João Batista Lessa, Rua Jorge Mello Guimarães, s/nº - bairro Belém Novo

Grupos prioritários com atendimento nos drive-thrus – Gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, portuários e povos indígenas. Trabalhadores devem levar carteira funcional. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar solicitação ou receita médica que comprove a comorbidade. 

Para mais informações sobre vacinação, clique aqui.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia 

 

Vanessa Conte

Elisandra Borba