Hospital de Pronto Socorro qualifica assistência aos pacientes com novo projeto

15/07/2021 14:39
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira, 15, novo projeto para dar mais qualidade na assistência à saúde nas unidades de internação. A iniciativa Modelo Enfermeiro Hospitalista vai beneficiar inicialmente a enfermaria do 3º andar. No local, serão desenvolvidas ações que evitem a permanência desnecessária do paciente no ambiente hospitalar. No primeiro momento, haverá alinhamento com equipes para apresentação de detalhes.
 
A diretora de enfermagem do Hospital de Pronto Socorro, Gladis Jung, explica que haverá alinhamento com as equipes para conhecerem todos os detalhes do projeto. “Será um momento de capacitação em que vários fluxos e processos do cuidado serão revistos e apresentadas à enfermagem as melhorias que serão implementadas”, destaca.
 
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Modelo Enfermeiro Hospitalista visa evitar a permanência desnecessária do paciente no ambiente hospitalar
 
O projeto irá auxiliar na desospitalização, qualificar a alta do paciente, reduzir readmissões não programadas com um maior giro de leito e uma transição de cuidado mais segura para os pacientes. Nos meses de julho e agosto, serão revistos fluxos e processos do cuidado para otimizar as soluções voltadas aos fluxos e processos assistenciais. Haverá um acompanhamento pós alta do paciente para verificará se os cuidados orientados na alta estão sendo realizados.
 
O Modelo Hospitalista surgiu em meados da década de 90, como modelo alternativo nos Estados Unidos, com o objetivo de propor outra dinâmica assistencial, contemplando uma nova área de atuação médica.
Neemias Freitas

Gilmar Martins