Hospital Presidente Vargas faz mutirão com ações de planejamento familiar

31/08/2021 10:29
Divulgação SMS / PMPA
SMS
Instituição é referência em cirurgia de alta complexidade para endometriose

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) promoveu mutirão com ações de planejamento familiar no último sábado, 28, com oito procedimentos para colocação de dispositivos intrauterinos (DIUs) doados pala Bayer e oito ligaduras por videolaparoscopia. No caso dos DIUs, foram utilizados em pacientes com indicação clínica por endometriose, doença crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença de tecido endometrial fora do útero.

O mutirão foi uma iniciativa do Centro de Planejamento Familiar da instituição e ocorreu das 7h30 às 19h. Conforme o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto, o hospital é referência em cirurgia de alta complexidade para endometriose. “Possuímos três torres de vídeo para realizar qualquer cirurgia videolaparoscópica, tanto adulta quanto pediátrica”, explica o médico.

Outra novidade é a aquisição de um “fetoscópio”, aparelho para cirurgia intrauterina em casos de gestação de gêmeos, trigêmios ou quadrigêmios, possibilitando a continuidade da gravidez. “Isso colocará o HMIPV na excelência em cirurgia por vídeo e medicina fetal de alto risco”, avalia o diretor.     

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para diminuir a demanda reprimida causada pela pandemia de Covid-19. “Com quase toda a população adulta vacinada com ao menos uma dose e a melhora dos índices de ocupação em hospitais, podemos intensificar a realização de procedimentos eletivos”, ressalta o titular da pasta, Mauro Sparta.

A equipe foi composta pelos médicos Pablo Nascimento, chefe da Ginecologia do hospital, Evandro Fortuna e Najlah Rashad Hamad, além de 15 residentes do primeiro ao terceiro ano, e da residente do quarto ano, Patricia Rossi. Para setembro, está previsto mutirão de vasectomia e novas ações desse tipo nos meses de outubro e novembro.

Entre os dias 1º e 17 de agosto, a Associação Hospitalar Vila Nova realizou 615 procedimentos oftalmológicos, dos quais 145 cirurgias de catarata e 400 de fotocoagulação a laser - utilizado para tratar principalmente doenças vasculares da retina. Também foram realizadas 170 consultas extras. Parte dos procedimentos já estavam previstos em contrato com o município e os demais fazem parte dos mutirões. 

Leia também: Mutirão faz mais de 600 procedimentos oftalmológicos em agosto
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes