Hospital Presidente Vargas integra capacitação em triagem neonatal

28/08/2021 08:49
Cristine Rochol / PMPA
Junho Lilás - Mês do Teste do Pezinho no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Teste do pezinho permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem trazer sequelas irreversíveis

Profissionais da equipe do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado (SRTN), que funciona há 20 anos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), serão palestrantes no Curso de Capacitação em Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo. Com seis módulos, a programação é gratuita e on-line, mediante inscrição, e começa neste sábado, 28, às 9h. 

O primeiro dia de curso vai tratar dos objetivos, histórico, legislação e competências da triagem neonatal, com a pediatra do SRTN, Paula Vargas. Entre os demais temas estão técnicas de coleta do teste do pezinho, investigação laboratorial e painel das doenças no Programa Nacional de Triagem Neonatal. A programação inclui ainda aconselhamento genético, abordagem multidisciplinar no diagnóstico e indicadores. 

Voltado a profissionais de saúde e pessoas interessadas no tema, o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM). Inscrições e informações podem ser obtidas aqui.  

Confira a programação completa

Vanessa Conte/Divulgação PMPA
SMS, através do HMIPV, no atendimento a mãe Loraine de Souza e o seu filho, Theo Souza Luz. Théo nasceu prematuro com 28 semanas. Local: Uti Neonatal
Hoje, o ambulatório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.797 crianças

Triagem neonatal - O teste do pezinho permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem trazer sequelas irreversíveis, evitáveis a partir da coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê na primeira semana de vida. O exame é gratuito e deve ser feito preferencialmente de três a cinco dias do nascimento. 

O SRTN é referência para os 497 municípios do Estado e recebe amostras de aproximadamente 2 mil unidades de saúde. Conta com laboratório especializado próprio e laboratório de apoio para análises de biologia molecular. 

A equipe é composta de pediatras, endocrinologistas, pneumologistas, geneticistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, responsáveis pelo acolhimento do paciente e da família, avaliação clínica e exames complementares, confirmação diagnóstica e tratamento por toda a vida. Hoje, o ambulatório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.797 crianças.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil