Hospital Presidente Vargas recebe ventiladores pulmonares e novos equipamentos
O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu uma série de novos equipamentos para qualificar o atendimento. Entre os itens estão três ventiladores pulmonares, que foram instalados na UTI neonatal e na UTI pediátrica. Os equipamentos foram projetados para pacientes que exijam suporte de ventilação invasivo ou não, por perÃodo breve ou prolongado, permitindo a monitorização dos principais parâmetros de ventilação.
A instituição adquiriu ainda um aparelho de anestesia, instalado no centro cirúrgico. Com tecnologias de ventilação para administrar um volume corrente de alta precisão, o equipamento ajuda a reduzir o risco de complicações pulmonares pós-operatórias em pacientes neonatais, pediátricos e adultos.
“Com ferramentas clÃnicas avançadas de alta performance em ventilação mecânica, o novo aparelho de anestesia atende pacientes em todos os nÃveis de complexidade, proporcionando segurança, flexibilidade nos atendimentos e proteção pulmonarâ€, explica o diretor-geral, Cincinato Fernandes Neto. Também possibilita apoio à equipe médica nas tomadas de decisão, prevenção de infecções com limpeza mais fácil e eficaz e alta tecnologia.
Raio-X – Na área de imagem, o HMIPV adquiriu aparelho de raio-X móvel, o que permite fazer exames na beira do leito, oferecendo mais conforto aos pacientes. Com tecnologia e componentes eletrônicos atualizados, a imagem e a qualidade dos exames são melhores, sendo amplamente utilizados para vários tipos de diagnóstico.
As radiografias de tórax, por exemplo, realizadas em pacientes da UTI pediátrica e da UTI neonatal, auxiliam no diagnóstico, prognóstico e análise da gravidade das doenças pulmonares. Os resultados dos exames ajudam na triagem para futuro tratamento de pacientes de alto risco, fornecendo laudos e avaliações médicas.
Outras aquisições – O HMIPV também adquiriu um instrumento de biópsia, via convênio com o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), em uso no setor de imagem; duas câmaras de conservação, via Programa Rede Cegonha, para o Banco de Leite Humano; dois novos cardioversores, via convênio com HSL, para a psiquiatria e internação da mulher e o centro obstétrico; laser terapêutico, via convênio com o HSL, em uso na neonatologia; e um aparelho de ultrassom para o setor de imagens do hospital, via convênio com o HSL.
Andrea Brasil