HPS celebra 80 anos nesta sexta-feira

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Hospital realiza 120 mil atendimentos de emergência por ano

A chegada aos 80 anos √© um marco na trajet√≥ria de qualquer institui√ß√£o. Com o Hospital de Pronto Socorro (HPS) n√£o √© diferente: nesta sexta-feira, 19, o centro de sa√ļde mantido¬†pela Prefeitura de Porto Alegre celebra oito d√©cadas atendendo a popula√ß√£o ga√ļcha com excel√™ncia e cuidado.

Para marcar a data, haverá uma programação especial, a partir das 10h, com apresentação da dupla Claus e Vanessa, mais homenagem a ex-diretores e funcionários e descerramento de placa. A ação ocorrerá no espaço onde será construído um anexo para o HPS, na avenida José Bonifácio próximo da Osvaldo Aranha.

O momento ser√° de recorda√ß√Ķes, com exposi√ß√£o de imagens antigas, relatos da hist√≥ria do HPS e o tradicional ‚ÄúParab√©ns a voc√™‚ÄĚ, seguido de bolo e a presen√ßa de autoridades. As comemora√ß√Ķes unem-se ao empenho da prefeitura de expandir a √°rea de atendimento da institui√ß√£o. O projeto foi apresentado em dezembro do ano passado e prev√™, ainda para 2024, investimento de R$ 5 milh√Ķes na revitaliza√ß√£o da fachada atual.

Atendimento - Refer√™ncia no Estado em casos de trauma, o HPS realiza 120 mil atendimentos de emerg√™ncia por ano, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Al√©m de acolher moradores da Capital, muitos pacientes v√™m da Regi√£o Metropolitana, Litoral e de outras cidades e mesmo estados. S√£o cerca de 1 mil servidores das mais diversas √°reas da sa√ļde. Desde a inaugura√ß√£o, em 1944, o hospital est√° no mesmo pr√©dio, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim.

Investimentos - Nos √ļltimos anos, a prefeitura fez diversos investimentos, como a reforma e moderniza√ß√£o da UTI pedi√°trica e a nova enfermaria de trauma pedi√°trico, bem como a implanta√ß√£o de sete leitos de enfermaria para trauma, oito leitos intensivos e climatiza√ß√£o e salas de recrea√ß√£o. Na sexta-feira passada, foram nomeados 36 novos servidores.¬†

Mais de R$ 18 milh√Ķes foram destinados para melhoria da infraestrutura e compra de equipamentos hospitalares como tom√≥grafo, autoclaves, dispensadores de medicamentos, boiler, camas el√©tricas e monitores de multiparametriza√ß√£o. Al√©m disso, h√° uma economia de 600 mil litros de √°gua por m√™s devido √† troca do sistema de ar comprimido. No momento, est√£o em andamento melhorias no telhado.

Amplia√ß√£o e fachada ‚Äď O HPS ser√° ampliado, com um investimento previsto de R$ 140 milh√Ķes. A nova estrutura ter√° oito andares em um terreno de 11 mil metros quadrados de √°rea, com at√© 110 novos leitos, que se somar√£o aos 95 existentes na estrutura atual.

A fachada revitalizada da institui√ß√£o dever√° ser entregue at√© o final deste ano, de forma a criar um contraste entre o design original e as interven√ß√Ķes posteriores, respeitando a concep√ß√£o inicial e trazendo √† luz todas as marcas de 80 anos de evolu√ß√£o. O acolhimento aos pacientes n√£o ser√° alterado com as mudan√ßas.

Carolina Zeni e Vanessa Conte

Fabiana Kloeckner