HPS recebe certificação de qualidade para UTI de queimados e trauma

24/08/2022 14:09

O Hospital de Pronto Socorro recebe na tarde desta quarta-feira, 24, Certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de Queimados e de Trauma. A certificação é conferida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

O coordenador técnico das Unidades de Tratamento Intensivo do HPS, Cristiano Franke, salienta que a análise destes indicadores é importante para o aperfeiçoamento contínuo no cuidado dos pacientes e melhor atendimento às vítimas de acidentes graves. As quatro Unidades de Tratamento Intensivo do HPS integram o projeto UTIs Brasileiras, da Amib.

O ex-presidente da associação e atual coordenador do projeto, Ederlon Rezende, destaca que a medicina intensiva é uma especialidade peculiar, em que os resultados dependem primordialmente de uma boa organização e trabalho em equipe. “Por conta disto, a organização dos processos e a monitorização dos resultados, por meio de indicadores de performance, é fundamental", afirma.

Foi neste contexto que a Amib criou o projeto UTIs Brasileiras, em parceria com a Epimed, empresa desenvolvedora dos sistemas de monitoramento. O projeto permite que UTIs públicas possam participar gratuitamente e coletar dados e comparar seus resultados com o de outras UTIs. “A Amib entende que este é o melhor caminho para melhoria contínua da qualidade do atendimento em nossas UTIs”, enfatiza Rezende.

Referência - Atualmente, fazem parte do Projeto UTIs Brasileiras mais de duas mil UTIs adulto de cerca de 800 hospitais de todo o país. Do total, um terço delas são de hospitais públicos, sendo que na amostra total de UTIs do país, 50% são desta categoria de hospitais. “Diante disso, a Amib tem buscado incentivar o aumento do número de instituições públicas para melhorar a representatividade desta amostra. A participação do HPS é muito importante por conta de sua representatividade como hospital público do sul do país”, resume Rezende.

A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, destaca que o HPS vem evoluindo nas suas práticas e avançando para ser um hospital mais moderno. "Somos um hospital que é muito querido pela população e nossa missão é devolver para nossos pacientes segurança e a melhor prática assistencial", ela diz. Para a diretora, bons profissionais e um constante cuidado com eficiência precisam ser monitorados. "Estes indicadores fazem este papel, nos ajudando a tomar decisões mais assertivas", conclui.

O enfermeiro Tiago Fontana, coordenador da UTI de Queimados do HPS, frisa que o uso do sistema de monitoramento – que é alimentado por médicos, enfermeiros e profissionais do setor de Controle de Infecções do hospital – coloca o HPS em um patamar mais elevado, inclusive podendo ser comparado com outras UTIs categorizadas como Top Performance. O sistema oferece análise de indicadores como taxa de infecção, mortalidade, tempo de permanência. “Com o sistema, podemos avaliar nossas potencialidades e fragilidades, e fazer análises em tempo real”, explica Fontana.

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes