Jornada destaca desafios na segurança do paciente

13/09/2018 14:59
Cristine Rochol/PMPA
SAÚDE
Encontro reúne mais de 200 participantes no auditório do IPA

Educação, tecnologias, prevenção e controle de infecções estão entre os temas abordados nesta quinta-feira, 13, durante a 2ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente. O encontro começou pela manhã e vai até as 17h30, no auditório do Centro Universitário Metodista IPA, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Comissão Municipal de Segurança do Paciente. (fotos)

A programação conta com palestras e mesas temáticas incluindo assuntos como desafios, liderança e educação para a segurança do paciente, medicação sem danos e como as novas tecnologias podem auxiliar no contexto. “Liderança é exemplo, parceria, senso de equipe, trabalho em conjunto”, disse a enfermeira Fernanda Guimarães, do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, que palestrou pela manhã. Ela comparou a liderança ideal a um maestro na orquestra, “que faz diversos instrumentos diferentes produzirem um som harmônico”. Esse é um desafio na segurança do paciente, conseguir lideranças que instiguem as equipes a trabalhar em conjunto, como um time. 

A jornada também tratou de ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a segurança do paciente, importância da pesquisa, inovação em prevenção e controle de infecções. A enfermeira Taís Anelo, que coordena o Núcleo de Segurança do Paciente da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da SMS, falou da Comissão Municipal de Segurança do Paciente, composta por um membro de cada hospital de Porto Alegre, representando 27 núcleos. 

No encontro, foi realizado o pré-lançamento da campanha municipal de segurança do paciente, voltada a usuários dos serviços de saúde. A ideia, segundo Taís, é focar na educação em saúde da população, nos aspectos que as pessoas devem prestar atenção quando acessam um serviço de saúde. A primeira peça da campanha é um vídeo que mostra as seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, garantir as condições de uma cirurgia segura, correta higiene das mãos e evitar quedas e lesões por pressão nos ambientes hospitalares. “Construído no formato de cartum, o vídeo possui uma linguagem direcionada ao cidadão que utiliza os serviços de saúde”, afirma Taís. 

O coordenador-geral de Vigilância em Saúde, Anderson Lima, e a coordenadora-adjunta de Atenção Hospitalar, Tatiana Breyer, participaram da abertura representando a SMS. “A segurança do paciente deve estar no foco de todos os profissionais de saúde, um desafio que envolve assistência, vigilância e gestão”, afirmou Lima. Integraram ainda a mesa de abertura as professoras Patrícia Treviso e Daisy Botene, do Centro Universitário Metodista (IPA).

A 2ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente reúne mais de 200 participantes, entre estudantes de enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina e profissionais que atuam nas instituições de saúde da Capital.

Denise Righi