Ligações por engano ao Samu POA chegam a 20% em janeiro

08/02/2022 10:28
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Das solicitações feitas em janeiro, apenas 45% viraram atendimentos, chegando a 9.207

No primeiro mês do ano, as ligações por engano ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a 20% dos chamados na Capital. Das 20.475 solicitações, 4.068 foram por engano, segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos. 

“Em muitos casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Dinorá Cenci. O alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência. 

Das solicitações feitas em janeiro, apenas 45% viraram atendimentos, chegando a 9.207. Os outros 55% dividiram-se em ligações por engano (20%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (15,80%), ligações interrompidas (9,80%), trotes (3,44%), chamadas repetidas - quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato - (2,84%) e fora da área de abrangência do Samu (2,65%). 

Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Aplicativo - Desde dezembro, é possível acionar o serviço por aplicativo no celular denominado Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição da telefonista para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece ainda a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

Saiba como utilizar o Samu de forma correta:

  • Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
  • Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
  • Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
  • Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
  • Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
  • Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:
Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
Polícia Civil – 197
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192 
 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes