Maio Vermelho estimula prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal
Equipes de saúde bucal da rede do município intensificam a avaliação dos pacientes para identificar alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo. Neste mês, as ações se juntam ao projeto Maio Vermelho, para lembrar a importância da prevenção e diagnóstico da doença.
Entre os cuidados estão não fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar. As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.
Também é possível acessar um dos 16 locais com atendimento estendido, das 18h às 22h: CF Álvaro Difini, CF Belém Novo, CF Campo da Tuca, CF Diretor Pestana, CF IAPI, CF José Mauro Ceratti Lopes, CF Moab Caldas, CF Modelo, CF Morro Santana, CF Navegantes, CF Primeiro de Maio, CF Santa Marta, US Chácara da Fumaça, US Ramos, US São Carlos e CF Tristeza.
A Capital possui 195 equipes de saúde bucal, distribuídas em 103 unidades de saúde, além de seis centros de especialidades odontológicas. “Quando diagnosticado precocemente e o paciente logo inicia o tratamento indicado, dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%”, afirma a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.
No entanto, o diagnóstico tardio pode levar a sequelas mutiladoras, comprometendo a qualidade de vida. “Aliar autocuidado, bons hábitos e manter acompanhamento regular com o dentista é fundamental para reduzir doenças bucais, principalmente o câncer, que muitos pacientes não sabem que pode ocorrer na boca”, destaca a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, cirurgiã-dentista Monica Hermann.
O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e outras partes da boca, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca. No Brasil, o número anual estimado de novos casos é em torno de 15.100, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entre os homens, está entre os dez tipos que mais ocorrem, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Em Porto Alegre, as estimativas referem cerca de 100 novos casos a cada ano.
Campanha - O projeto Maio Vermelho é um conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco. Para os profissionais de saúde é uma oportunidade de ampliar as discussões voltadas a uma série de cuidados do paciente, desde a prevenção até o suporte odontológico durante o tratamento oncológico.
Veja os endereços na lista de postos de saúde.
Leia mais:
Capacitação de profissionais abre programação para prevenir câncer bucal
Lissandra Mendonça