Medidas para evitar o Aedes devem continuar no inverno

19/07/2019 08:42
Divulgação / PMPA
Ao cumprir uma das tarefas da gincana estadual alusiva ao combate ao mosquito da dengue, a equipe Tinguerreir@s, da Escola Mario Quintana, reaproveitou pneus para construção de floreiras e guard-rail na pracinha da escola
Entre as orientações está a limpeza dos utensílios domésticos e de jardinagem

A chegada do frio auxilia na redução da quantidade de mosquitos adultos, mas os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem continuar, mesmo no inverno. Conforme orientações do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), algumas medidas podem ser adotadas neste período para eliminar os ovos deixados no ambiente, que darão origem à nova população de mosquitos quando esquentar. "Esses ovos foram colocados pelas fêmeas em locais passíveis de acúmulo de água", comenta o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior.

Entre as orientações estão recolher do pátio o material que pode ser descartado, como latinhas, potes plásticos, garrafas PET, vidros, copos descartáveis, colocando em saco plástico para coleta seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Importante limpar com esponja e sabão a parte interna de utensílios domésticos e de jardinagem, como baldes, bacias, potes e regadores. Após, colocá-los secos em local coberto. A mesma limpeza deve ser feita com os pratinhos de vasos de plantas. 

Casos confirmados - O número de casos confirmados de dengue em Porto Alegre chegou a 436 neste ano, dos quais 418 foram contraídos na cidade, chamados autóctones. O levantamento foi atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta terça-feira, 16. O bairro com maior registro de casos confirmados continua sendo o Santa Rosa de Lima, com 330 pacientes infectados.

Os outros 88 casos contraídos na cidade estão divididos em 18 bairros: Bom Jesus, com 20 casos; Jardim Lindoia, com 16; Jardim Floresta com 13; Jardim Carvalho com nove; Sarandi com sete; Rubem Berta com seis; Mario Quintana com três; Jardim Leopoldina, Floresta e Lomba do Pinheiro com dois casos cada um; Cristo Redentor, Sétimo Céu, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Morro Santana, Vila Nova e Partenon registraram respectivamente um caso em cada bairro.
 
Os 18 casos importados que completam o número de 436 pacientes são de pessoas cujos locais prováveis de infecção são: dois de Fernando de Noronha (PE), um de Palmas (TO), um de Belém do Pará (PA), um de Vitória (ES), um de Betim (MG), um de São José do Rio Preto (SP), um de Campinas (SP), dois de São Paulo (SP), dois do Rio de Janeiro (RJ), um de Dourados (MT), um de Marechal Cândido Rondon (PR), um de Canoas (RS), um de Teresina (PI), um de Novo Hamburgo (RS) e um de João Pessoa (PB).
 
Os números são do boletim emitido pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS e estão sujeitos à revisão. Em 2019, mais de 90 pulverizações foram feitas nos bairros com transmissão confirmada. 

Confira as orientações completas:

  • Recolher do pátio o material que pode ser descartado (latinhas, potes plásticos, garrafas PET, vidros, copos descartáveis), colocando em saco plástico para coleta seletiva do DMLU.
  • Limpar com esponja e sabão a parte interna de utensílios domésticos e de jardinagem, como baldes, bacias, potes e regadores. Após, colocá-los secos em local coberto. A mesma limpeza deve ser feita com os pratinhos de vasos de plantas.
  • Usar o mesmo método para limpar a borda interna de caixas d'água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva.
  • Limpar também com esponja e sabão as paredes dos ralos de escoamento de águas da chuva.
  • Idem com piscinas infantis que tenham sido deixadas no pátio. Depois, secar e guardar em local coberto.

Nas áreas onde houve transmissão viral, além de revisar os imóveis uma vez por semana, eliminando qualquer foco de água parada e lixo, os moradores devem adotar medidas preventivas individuais, como uso de repelente corporal e elétrico. No caso de sintomas compatíveis com a dengue - febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, pintinhas vermelhas na pele, fraqueza, dor muscular e nas juntas, náuseas e vômitos - a orientação é procurar atendimento de saúde o mais rapidamente possível.

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl