Mês de agosto destaca importância da amamentação para a saúde de bebês e mães
O Dia Mundial da Amamentação é lembrado nesta sexta-feira, 1º, destacando a importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês, considerado “padrão ouro”. A data integra o Agosto Dourado, criado para enfatizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atividades ao longo do mês no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e nas unidades de saúde da Atenção Primária. No hospital, haverá chá de fralda para gestantes e papais do pré-natal de alto risco, atividades interativas com mães, pais e bebês do alojamento conjunto e da pediatria, além de atividades para as mães no banco de leite humano.
Seminário – Profissionais da saúde participam, em 6 de agosto, da programação do 17º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, e do 12º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Os eventos ocorrem das 8h30 às 17h, no auditório do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). As inscrições estão abertas no site.
As atividades integram a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, e tem como foco a priorização do aleitamento, com base em sistemas de apoio sustentáveis. Outras informações podem ser obtidas neste link.
Aconchego e menos dor – A mamanalgesia é uma ação de incentivo à amamentação no município, estratégia de amamentar o bebê para analgesia em procedimentos dolorosos, como vacinação, por exemplo. A prática é estimulada nas salas de vacina das unidades de saúde da Capital, com eficácia reconhecida pelas equipes e famílias.
Outra iniciativa é o projeto Amamentar é Tri, no qual é entregue um kit para mulheres que desejam manter a amamentação quando retornam ao trabalho ou quando as crianças iniciam a escola. Os materiais incluem bolsa térmica e recipientes para armazenar o leite. A solicitação deve ser feita na unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia da família. A iniciativa é desenvolvida em conjunto pela SMS e Secretaria Municipal de Educação (Smed), com recursos federais do Programa Saúde na Escola.
Doação de leite humano – Mulheres que estão amamentando e possuem excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite humano no HMIPV. Contato com a equipe do hospital pode ser feito pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@portoalegre.rs.gov.br. Atualmente, o estoque é de 50 litros de leite humano. As doações são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal e cujas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite.
Onde doar:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – Banco de Leite Humano
Avenida Independência, 661/6º andar
Informações: telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@portoalegre.rs.gov.br
Ações do Comitê de Aleitamento Materno do HMIPV no Agosto Dourado:
- Dia 7: chá de fralda com tema aleitamento materno para gestantes e papais do Pré-natal de Alto Risco, com participação da Alma Mater e distribuição de lembrancinhas.
- Dia 19: atividade interativa com mães, pais e bebês no Alojamento Conjunto com tema aleitamento materno e distribuição de lembrancinhas.
- Dia 28: atividade interativa com mães, pais e crianças na Pediatria com tema aleitamento materno e distribuição de lembrancinhas.
Lissandra Mendonça