Ministério visita Centro de Referência Infantojuvenil da Capital

30/05/2019 13:12

Representantes do Ministério da Saúde vieram a Porto Alegre para conhecer o trabalho do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai), desenvolvido há quase 18 anos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). No local, crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual são atendidas por equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis, atuando de forma integrada. 

O diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Marcio Henrique de Oliveira Garcia, e a Coordenação de Saúde da Criança, Aline Aguiar Freitas de Lima, reuniram-se nessa quarta-feira, 29, com a diretora-geral do HMIPV, Adriani Galão, acompanhada de profissionais do Crai. Após apresentação de um vídeo a respeito da atuação do setor, Garcia e Aline conheceram as dependências do serviço que, em 2018, atendeu 1.910 casos advindos de todo o Rio Grande do Sul.

Conforme a coordenadora do Crai, psicóloga Eliane Soares, a ideia é ampliar o tipo de atuação feito na capital gaúcha a outros estados brasileiros no combate à pedofilia e na assistência integral a crianças e adolescentes vítimas. "Atuamos em casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual na faixa etária dos zero aos 18 anos", explica Eliane. O centro fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao conselho tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem da vítima.

Segundo ela, a experiência de Porto Alegre é considerada modelar no atendimento a vítimas de violência sexual de forma integrada com a área de Segurança, experiência que se mantém desde 2003. "Temos orgulho de saber que o trabalho realizado aqui pode servir de exemplo ao país de como uma experiência de atendimento integrado pode dar certo", comenta a psicóloga.   

Também participaram da reunião a promotora de Justiça da área da infância, Denise Casanova Villela, o segmento do Departamento Médico-Legal/IGP, representada por Angelita Rios, e da Delegacia da Criança e do Adolescente da Polícia Civil, pela delegada Sabrina Dóris Teixeira. 

Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas 
(avenida Independência, 661, 6º andar, Bloco C, Sala 619)
(51) 3289-3367 
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 
Atendimentos fora do horário podem ser encaminhados ao setor de Emergência do Hospital, para avaliação.

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil