Novembro Azul: iluminação especial de monumentos e prédios alerta sobre prevenção ao câncer de próstata
O prédio do Mercado Público está iluminado na cor azul para chamar atenção à saúde do homem e ao mês de conscientização e detecção precoce do câncer próstata. Além disso, unidades de saúde da Capital contam com atividades alusivas à campanha de mobilização do Novembro Azul, com realização de workshops, testes rápidos para ISTs e solicitação de exames de rotina.
Atualmente, outros seis prédios e monumentos recebem iluminação cênica para destacar os estilos arquitetônicos sem deixar de preservar a identidade de pontos turísticos da Capital: Praça do Tambor, Museu do Trabalho, Chalé da Praça 15, Museu da Brigada, Pinacoteca Rubem Berta e Monumento Expedicionários. O serviço de iluminação pública de Porto Alegre é de responsabilidade da IPSul, em uma parceria entre a prefeitura e a concessionária.
A expectativa de vida dos homens é, em média, sete anos menor do que as mulheres, e as principais causas de adoecimento e morte incluem doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, colesterol elevado e câncer. Os fatores de risco para o câncer de próstata incluem a idade, histórico familiar da doença, sobrepeso e obesidade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Segundo Coordenador da Área Técnica da Saúde Integral do Homem, Julio Barros, o acesso aos serviços de saúde é fundamental para o monitoramento e tratamento de doenças crônicas. “As unidades de saúde são a porta de entrada para as ações de cuidado. É fundamental que os homens fiquem atentos aos sintomas, que podem incluir sangue na urina, diminuição no jato urinário e aumento da frequência urinária, tanto durante o dia quanto à noite”, alerta.
Andrea Brasil