Novembro Azul: Saúde destaca prevenção para doenças que mais afetam os homens

14/11/2023 08:47

Homens vivem, em média, sete anos de vida a menos que as mulheres. Este é apenas um dos dados alarmantes envolvendo a saúde da população masculina, lembrado em meio ao Novembro Azul. Conscientizar para a importância de prevenir doenças está entre os principais objetivos da campanha, que também foca no combate ao câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de ações ao longo do mês – dias 14, 17 e 22 de novembro - desenvolvidas junto os trabalhadores das regiões Centro, Leste, Sul e Extremo-Sul da Cootravipa – Serviços de Limpeza e Conservação de Porto Alegre. O momento de debate e orientações ocorrerá no horário de intervalo, das 11h30 às 14h30. No dia 24  a ação será no Canteiro de Obras da HS Construção Civil, às 7h30. As Unidades de Saúde também realizam atividades até o final do mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, respiratórias, neoplasias e diabetes, representam uma grande parcela do índice de mortalidade precoce entre homens. Além disso, os dados apontam que, na maioria dos casos, os homens somente acessam os serviços de saúde em situações de maior urgência.

Ciente disso, a Saúde busca enfatizar as ações de autocuidado e cuidado integral, incentivando a adoção de hábitos de prevenção. Segundo Coordenador da Área Técnica da Saúde Integral do Homem, Julio Barros, o acesso aos serviços de saúde é fundamental para o monitoramento e tratamento de doenças crônicas. “As unidades de saúde são a porta de entrada para as ações de cuidado, que também envolvem atitudes individuais como medir a pressão frequentemente, acompanhar as taxas de colesterol, praticar atividades físicas e moderar no consumo de bebidas alcoólicas”.

 

Eduardo Ely (estagiário) / Supervisão: Carolina Zeni

Andrea Brasil