Novo espaço do Ambulatório Trans permitirá ampliar atendimentos em Porto Alegre

27/01/2026 15:04
Cristiano Vargas / PMPA
Novo espaço do Ambulatório Trans permitirá ampliar atendimentos em Porto Alegre
Nova estrutura está localizada no 5º andar do Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico

O Ambulatório Trans de Porto Alegre atenderá o público em espaço ampliado e mais qualificado a partir desta terça-feira, 27. A nova estrutura conta com seis consultórios – o que possibilita aumentar a oferta de atendimentos –, sala de espera com ambiência adequada, climatização e recepção. Está localizada no 5º andar do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico). O espaço antigo, que ficava no primeiro andar, possuía três consultórios.

Além disso, o ambiente possibilita mais preservação da privacidade, com paredes de alvenaria, bem como a disponibilidade de salas para atividades coletivas, sala de procedimentos e espaços pensados para o cuidado integral de homens e mulheres trans e travestis. A entrega está entre as atividades que marcam a passagem do Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro.

“O novo espaço do Ambulatório Trans agora está ainda maior e mais preparado para receber as pessoas usuárias com conforto e respeito”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. “Essa ampliação representa mais do que uma conquista de estrutura física: é a reafirmação do compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir respeito, dignidade e cuidados de saúde integrados para todas as pessoas, sem discriminação”, completa o gestor.

“A entrega deste espaço é uma construção coletiva com as pessoas usuárias, pensando na visibilidade trans. Acreditamos que haverá melhoria na qualidade dos atendimentos, tanto para a população trans quanto na equipe de trabalhadores”, avalia a coordenadora do Ambu T, enfermeira Lúcia Souto.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é composta por enfermeira, técnico de enfermagem, duas médicas de saúde da família, psiquiatra e dois profissionais de psicologia. O serviço possui parcerias com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, estágios de psicologia de diferentes instituições de ensino, projetos de extensão e atendimento da Residência de Medicina de Família e Comunidade da SMS.

Na tarde desta terça-feira, a programação inclui oficina de grafite e roda de conversa com pessoas usuárias. Para quinta-feira, 29, está prevista a entrega do 3º Troféu da Visibilidade Trans. Dia 30, haverá cinedebate na Cinemateca Capitólio e para o dia 31, pela manhã, ocorrerá a plenária Visibilidade Trans na Câmara Municipal.

Atendimento - O Ambulatório Trans de Porto Alegre foi implantado em 2019 e oferece consultas médicas, de enfermagem e de psicologia, acompanhamento do processo de hormonização, grupos terapêuticos e de convivência, rodas de conversa, cuidado em saúde integral e encaminhamentos para cirurgias. O serviço é destinado exclusivamente à população trans e funciona mediante agendamento prévio. São realizados, em média, 400 atendimentos por mês. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Nas quartas-feiras, o funcionamento ocorre das 13h às 17h, em razão de reunião de equipe.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins