Oficina Geração Pop Rua recebe doação de prensa para criar novos materiais

17/03/2022 13:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Nova prensa será utilizada na criação de produtos diferenciados, com a impressão de camisetas e outros itens

Pessoas em situação de rua que integram a oficina Geração Pop Rua, da prefeitura, receberam uma doação especial que irá potencializar o trabalho do grupo. Uma prensa térmica plana premium foi doada pela Associação Leopoldina Juvenil. A entrega ocorreu nesta quinta-feira, 17, na sala onde se desenvolvem os encontros, no 6º andar do Centro de Saúde Santa Marta, com a participação de diversos oficineiros (fotos). 

Com agendas de segunda a sexta-feira, os 15 integrantes da oficina Geração Pop Rua aprendem técnicas de costura e confecção de vasos em cimento. A nova prensa de sublimação será utilizada para criar produtos diferenciados, como a impressão de camisetas, sacolas e almofadas. No CS Santa Marta, o grupo também tem acesso direto a serviços de saúde, uma forma de fortalecer o vínculo com essa população. 

Responsável pela intermediação do clube com a prefeitura, o secretário extraordinário dos 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, falou da importância da oficina. “Esta iniciativa tem um valor inestimável. A sociedade e o poder público precisam fazer a sua parte para reinserir socialmente a população em situação de rua, que merece toda a nossa atenção”, afirmou.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Produto foi entregue pela Associação Leopoldina Juvenil nesta quinta-feira, na sala da oficina

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leo Voigt, agradeceu ao Leopoldina Juvenil pelo gesto “rico em significado”. “A oficina representa acesso à autonomia, incentivando a retomada da autoestima e do autossustento. É um exemplo de sucesso e esperança para aperfeiçoar a política pública a esta população”, disse.  

Também presente ao evento, a gerente-geral da Associação Leopoldina Juvenil, Giovana Varaschin, manifestou a satisfação de poder auxiliar no projeto. “Admiramos muito o trabalho desenvolvido na oficina e estamos felizes em poder ajudar. Desejo que tirem o melhor proveito da prensa e que auxilie na criação de novos materiais”, comentou Giovana.

O secretário-adjunto de Saúde, Richard Dias, agradeceu a doação e destacou a importância do trabalho desenvolvido junto aos oficineiros. “A iniciativa consegue unir saúde, assistência e geração de renda para atender uma população que necessita deste olhar do poder público e da sociedade”, disse. 

O acompanhamento da oficina Geração Pop Rua é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com outros serviços, como os Centros de Atenção Psicossocial e equipes de Assistência Social. A iniciativa integra as ações da SMS no Plano Municipal Ação Rua e no projeto Mais Dignidade, parceria da prefeitura com o Ministério da Cidadania para reinserção de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social com uso problemático de álcool e outras drogas.
 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes