Ônibus Fique Sabendo integra-se a ações do Outubro Rosa

19/10/2018 12:13
Cristine Rochol / PMPA
SMS participa do evento "Rua para Todos". Teste Rápido no ônibus do Fique Sabendo Jovem.
Equipe da unidade móvel oferecerá testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C serão oferecidos na unidade móvel do programa Fique Sabendo, em duas ações motivadas pelo Outubro Rosa. Neste sábado, 20, o ônibus estará na Unidade de Saúde Santa Helena (rua Pôr do Sol, 25, parada 9), na Lomba do Pinheiro, das 10h às 14h. Além dos exames, o evento terá roda de conversa sobre saúde da mulher, colocando em discussão assuntos de saúde reprodutiva e sexual, saúde da trabalhadora, cuidados na gestação, primeira infância e situações de violência. Também haverá coleta de citopatológico e solicitação de mamografia, atividades de beleza e bem-estar, além do Baile da Saúde, a partir das 14h30, no CTG da região. As atividades ocorrem das 8h às 17h.

Na terça-feira, 23, das 13h às 17h, a unidade móvel estaciona na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, durante atividades desenvolvidas pela Equipe de Saúde da Família Santa Marta. O evento terá orientações de saúde da mulher, alimentação saudável, grupo de caminhada, atividades de alongamento e relaxamento. Já na sexta-feira, 26, os exames serão levados à Restinga, integrando o evento Tamo Junto na Rua. O ônibus estará na esplanada, das 13h às 16h. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. As equipes são compostas por servidores municipais da área da saúde. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. 

O objetivo do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. "A ideia ainda é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a coordenadora da área de Infeções Sexualmente Transmissíveis/Aids da SMS, Marina Dias.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

  

 

Andrea Brasil