Passo das Pedras recebe nova tecnologia de armadilhas para controle do Aedes aegypti
O bairro Passo das Pedras é o primeiro de Porto Alegre a receber a nova tecnologia de armadilhas utilizadas para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As chamadas estações disseminadoras de larvicidas são potes plásticos com uma tela interna impregnada de larvicida em pó instaladas nos pátios das residências. Elas impedem o desenvolvimento da fase larval do vetor, inibindo a transformação em mosquito. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na região para implantar novas estações.
Marisa Fernandes, 62 anos, moradora do bairro há 31 anos, é uma das pessoas a manter a armadilha no pátio da residência. Ela conversou com as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Unidade de Saúde Beco dos Coqueiros, que explicaram o funcionamento da tecnologia. Marisa contraiu dengue este ano e está torcendo que o novo sistema tenha bons resultados contra o mosquito. Os agentes de combate a endemias e técnicos da vigilância visitarão os imóveis uma vez por mês, para verificar o nível de água do pote e trocar a tela impregnada com o larvicida.
O biólogo Tiago Fazolo, da Vigilância Ambiental, destaca que a concentração do larvicida utilizado é extremamente baixa, tornando a técnica segura para pessoas e animais. A armadilha conta com espaço para colocar água e, assim, atrair mosquitos.
“Quando a fêmea do Aedes aegypti deixa os ovos, ela tem contato com o produto. O larvicida faz com que a larva que vem do ovo nunca consiga chegar à fase adulta, que é o mosquito”, explica. Além disso, a fêmea acaba levando o produto a outros criadouros, impedindo que as larvas se desenvolvam e diminuindo a infestação do mosquito adulto.
Outros três bairros receberão as armadilhas: Bom Jesus, Vila João Pessoa e Vila São José. As regiões foram escolhidas por critérios técnicos e pelo histórico de casos de dengue nos anos mais recentes. O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Bianca Dilly

