Porto Alegre alerta para importância da vacinação contra o sarampo 

29/07/2025 12:06

Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos mantêm até 23 de setembro as ações para intensificar a vacinação contra o sarampo. A “intensificação” consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. Os municípios escolhidos são de fronteira e da serra, além da Capital (confira no fim da matéria as cidades). 

Em 2025, nove países confirmaram casos da doença, sendo oito nas Américas – cinco deles na América Latina: Bolívia, Argentina, Peru, Costa Rica, Brasil, além de Canadá, México, Estados Unidos e Belize. Pessoas com viagem marcada para esses países devem atualizar o esquema vacinal. A confirmação de casos nas fronteiras aumenta o risco de reintrodução do vírus da doença no território brasileiro.

Os casos confirmados no Brasil em 2025 são importados, ou seja, a infecção aconteceu fora do país. Porto Alegre investiga nove suspeitas de sarampo até esta terça-feira, 29. Um caso da doença foi confirmado na cidade, de uma pessoa com histórico de viagem aos Estados Unidos. 

A intensificação vacinal - A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (confira abaixo). Desde o início da campanha, em 23 de junho, 6.260 doses de vacinas contra o sarampo (tríplice viral, dupla viral e tetra viral) foram aplicadas em Porto Alegre. A vacina tríplice viral é oferecida em todas as unidades de saúde de Porto Alegre. A dupla viral, para bebês, em 32 unidades (confira os locais abaixo) 

A indicação é atualizar o esquema vacinal, de acordo com a faixa etária: 
Dose Zero - Bebês entre 6 e 8 meses de idade - uma dose da vacina dupla viral
Bebês de 9 a 11 meses - uma dose da vacina tríplice viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola).
Importante: mesmo com a dose zero, bebês devem receber as doses 1 e 2 aos 12 meses e aos 15 meses de idade. 

Atualização da rotina - Bebês e crianças (12 meses a menores de cinco anos): aos 12 meses primeira dose (D1) com tríplice viral, aos 15 meses segunda dose (D2) com tetra viral (ou tríplice viral + varicela). Atualmente, a cobertura vacinal é de 87% para a primeira dose e 71% para a segunda dose em Porto Alegre. 

Dos cinco aos 29 anos - Iniciar ou completar esquema de duas doses da vacina tríplice viral (com intervalo de 30 dias entre as doses), 

Dos 30 aos 59 anos - Uma dose de tríplice viral nas pessoas sem comprovação de vacina contra sarampo. Trabalhadores de saúde devem receber ou comprovar duas doses de tríplice viral, independentemente da faixa etária. Trabalhadores da educação devem ser vacinados de acordo com o esquema da faixa etária. 

Outras categorias que têm indicação de receber a dose são trabalhadores da área do turismo, rede hoteleira, transporte (rodoviários, taxi e aplicativos), de portos e aeroportos e forças de segurança, salvamento e forças armadas.

Pessoas sem registro de vacinação são consideradas não vacinadas. 

O sarampo é uma doença muito transmissível. O vírus pode ser transmitido antes do início dos sintomas. Isso amplia o risco de contágio e infecção. 

Locais com oferta da vacina dupla viral: 
●CF Modelo
●CF  Moab Caldas
●US Belém Novo
●CF Álvaro Difini
●US Primeiro de Maio
●CF José Mauro Ceratti Lopes
●CF Campo da Tuca
●US São Carlos
●US Santa Marta
●CF Tristeza
●US Camaquã
●US Beco do Adelar
●US Moradas da Hípica
●US Campo Novo
●US Santa Cecília
●US Vila Cruzeiro
●US Glória
●US Nossa Senhora de Belém
●US Panorama
●US Ernesto Araújo
●US Bom Jesus
●US Timbaúva
●CF Chácara da Fumaça
●CF IAPI
●CF Morro Santana
●CF Navegantes
●US Ramos
●US Assis Brasil
●US Passo das Pedras 1
●US Rubem Berta
●US Floresta
●US Farrapos

Os municípios do Rio Grande do Sul com a intensificação vacinal:
Porto Alegre, Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, Uruguaiana, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, São Borja, São Nicolau, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Derrubadas, Tiradentes do Sul, Chuí, Jaguarão, Aceguá, Canela, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São José dos Ausentes, Vacaria, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, Veranópolis, Farroupilha.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil