Samu Porto Alegre e Câmara Municipal firmam acordo de cooperação

16/12/2025 14:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Iniciativa prevê a cessão de um desfibrilador e treinamentos em suporte básico de vida

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Samu Porto Alegre, e a Câmara Municipal assinaram na tarde desta terça-feira, 16, um acordo de cooperação técnica. A iniciativa visa a promoção da saúde, segurança de servidores e visitantes e ampliação da informação de utilidade pública sobre o serviço de atendimento móvel de urgência na Capital.

O acordo prevê a cessão, em regime de comodato, de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) pelo Samu à Câmara Municipal, além da realização de treinamentos em suporte básico de vida e no uso correto do equipamento para os servidores da casa legislativa. As capacitações irão abranger todos os perfis de trabalhadores, do apoio administrativo à presidência da Câmara.

Participaram da assinatura o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a coordenadora municipal de urgências, Cátia Stein, o coordenador do Samu, Fabiano Barrionuev,  e o 2º vice-presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely. 

O Samu também ficará responsável pela manutenção preventiva e corretiva do DEA, incluindo a substituição de baterias e pás adesivas sempre que necessário. O equipamento é compatível com os desfibriladores utilizados nas viaturas do serviço de urgência, o que garante integração e agilidade em caso de atendimento no local.

Cidade Cardio Protegida - A iniciativa integra o projeto Cidade Cardio Protegida, com o cadastramento dos servidores capacitados, fortalecendo a resposta rápida a situações de parada cardiorrespiratória em espaços públicos. Como contrapartida, a Câmara disponibilizará espaço físico para treinamentos do Samu e veiculará, na programação da TV Câmara, conteúdos informativos e campanhas de utilidade pública do serviço.

Segundo o secretário, o acordo também representa o fortalecimento de uma parceria institucional construída ao longo dos últimos anos, marcada pelo apoio do Legislativo ao serviço, inclusive por meio de emendas parlamentares. “A aproximação com a Câmara busca ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Samu, reduzir desinformação e qualificar o debate público sobre o atendimento de urgência e emergência”, destaca.

O acordo tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado.

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins