Porto Alegre confirma transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus

19/08/2021 08:40

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou nessa quarta-feira, 18, circulação da variante Delta do SARS-CoV-2 (coronavírus) e a transmissão comunitária na Capital. De acordo com alerta epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis, a declaração de transmissão comunitária se embasa em um caso confirmado de pessoa residente de Porto Alegre, sem histórico de viagem ou mesmo contato com pessoas que tenham viajado para localidades onde já há transmissão comunitária estabelecida desta variante de preocupação (VOC). A confirmação, por análise genômica completa, ocorreu pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Centro de Vigilância em Saúde do Estado do RS. Este caso integra o surto de Covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição, em andamento.

Além deste caso, há outros 27 considerados prováveis Delta por análises genômicas parciais, realizadas pelo Lacen/RS, ICBS/UFRGS e HCPA. Embora não sejam, por ora, resultados de sequenciamento total, são análises que identificam mutações típicas da variante Delta.

Circulação - Outros quatro casos de viajantes com resultado positivo para a variante Delta do novo coronavírus na testagem oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre após o desembarque no aeroporto também foram confirmados.

Uma passageira teve origem no Rio de Janeiro e desembarcou na cidade em 27 de junho, com coleta do exame RT-PCR em 28 de junho. Esta coleta integrou o trabalho do controle sanitário realizado de forma presencial no Aeroporto pela Secretaria Municipal de Saúde. Os outros três casos foram de viajantes vindos do Rio de Janeiro (dois) e de Cancún, no México. Esses três exames são de viajantes que manifestaram o interesse em fazer a testagem e preencheram o formulário do viajante oferecido pela SMS a todos os passageiros residentes em Porto Alegre ou que ficariam hospedados na cidade por quatro dias ou mais.

A segunda etapa da ação de controle sanitário começou em 19 de julho. Desde então, 165 viajantes preencheram o formulário do viajante, dos quais 76 foram testados. Desses, 68 tiveram exame com resultado negativo para Covid-19, quatro positivaram e quatro aguardam o resultado do exame laboratorial.

A DVS reforça, mais uma vez, a importância das medidas de prevenção e controle da disseminação do SARS-CoV-2, tanto dentro das Instituições de Saúde, como em todos os demais locais, e por todas as pessoas, incluindo as já com esquema completo de vacinação: evitar aglomerações, manter ambientes arejados, usar máscara adequadamente, higienizar mãos e estações de trabalho, e principalmente, cumprir isolamento por pelo menos dez dias mediante suspeita ou confirmação de Covid-19. Contatos domiciliares de casos suspeitos ou confirmados também devem permanecer em quarentena.

Em 9 de agosto, a DVS já havia emitido alerta epidemiológico, preocupada com indícios que sugeriam a presença desta variante em Porto Alegre, como a retomada de surtos hospitalares com alta velocidade de propagação e análises genômicas parciais, realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) e pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/UFRGS).

Patrícia Coelho

Andrea Brasil