Porto Alegre é reconhecida por atendimento de ambulatório pós-Covid-19

27/08/2021 14:22

O atendimento de acupuntura, osteopatia e auriculoterapia a pacientes acompanhados no ambulatório de reabilitação pós-Covid-19 rendeu a Porto Alegre o título de Município Amigo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A entrega será nesta sexta-feira, 27, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Outras 23 cidades gaúchas também recebem o título, concedido pelas frentes parlamentares em defesa das práticas integrativas e complementares do Estado e do Congresso Nacional.

Conforme a coordenadora do serviço, fisioterapeuta Aline Casaril, pacientes com queixas de dor neural têm respondido bem ao tratamento complementar com acupuntura e osteopatia, que consiste em terapia com técnicas manuais. “Cerca de 20% dos pacientes chegam com dores no trajeto do nervo, perda de movimento e comprometimento torácico e costumam se beneficiar com tais tratamentos”, diz Aline. O ambulatório entrou em operação em julho e funciona no Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia). Oferece acompanhamento em fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia e nutrição.

Atendimento ampliado –  A chegada de sete alunos de Fisioterapia da Unisinos para compor a equipe do ambulatório pós-Covid incrementou o atendimento em 35 pacientes por semana. Com isso, 55 pessoas estão em acompanhamento atualmente no serviço. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estuda a viabilidade de abrir novos ambulatórios pós-Covid-19 em outras regiões da cidade. 

Como funciona – O encaminhamento é realizado após consulta nas unidades de saúde. No momento do atendimento, os profissionais de saúde avaliam e verificam se há necessidade de direcionar o paciente ao ambulatório. Casos mais graves são encaminhados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que já possui este serviço em atividade há mais tempo.
 

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes