Porto Alegre tem 4.845 casos de dengue confirmados neste ano

22/05/2024 12:13

Porto Alegre tem 4.845 casos confirmados de dengue em 2024 at√© o dia 18. Do total, 4.482 foram contra√≠dos na cidade (aut√≥ctones), 259 s√£o importados (infec√ß√£o fora da cidade) e 104 t√™m local de infec√ß√£o indeterminado. O total de ocorr√™ncias suspeitas notificadas √† Equipe de Vigil√Ęncia de Doen√ßas Transmiss√≠veis da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) soma 29.467 no ano. Em 2023, no mesmo per√≠odo, foram 7.334 notifica√ß√Ķes e 4.744 casos confirmados. Os n√ļmeros s√£o parciais e est√£o sujeitos √† revis√£o.

Até o momento, houve seis óbitos por dengue entre moradores de Porto Alegre: cinco do sexo feminino (três na faixa etária de 31 a 40 anos, cujos sintomas começaram na SE 11, SE 16 e SE 17; um na faixa etária 50-60 anos, sintomas da SE 18; e um na faixa etária dos 70 aos 80 anos, com início de sintomas na SE 14); e um do sexo masculino, faixa etária de 70 a 80 anos, com sintomas da SE 14.

Os dados est√£o no boletim epidemiol√≥gico¬†publicado nesta quarta-feira, 22, pela Diretoria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (DVS) da SMS. O levantamento apresenta informa√ß√Ķes cumulativas at√© a semana epidemiol√≥gica 20 de 2024 (dados cumulativos, at√© 18 de maio, atualizados na segunda-feira, 20).

A faixa etária dos 21 a 30 anos ainda mantém a maior proporção dos casos confirmados (16,9%), e a maioria dos pacientes são do sexo feminino (52,7%). Os principais sintomas relatados são febre (referida em 4.377 casos, ou 92,3%), seguida por cefaleia (dor de cabeça), em 3.870 casos, e mialgia (dor no corpo), em 3.857 casos confirmados.

Todos os bairros da cidade registraram casos de dengue neste ano, evidenciando a necessidade de manter e refor√ßar a atua√ß√£o sobre os reservat√≥rios de mosquitos em cada regi√£o. Lixo recicl√°vel/seco e plantas expostos √†s chuvas e ao ac√ļmulo de √°gua, bem como os dep√≥sitos fixos, como ralos, caixas d‚Äô√°gua n√£o vedadas e piscinas n√£o tratadas s√£o os principais tipos de criadouros respons√°veis pelos altos n√≠veis de infesta√ß√£o de mosquitos em todas as regi√Ķes com casos de dengue na cidade. ¬†

O Boletim Epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS. Em relação à infestação vetorial, desde a SE 18, excepcionalmente, em decorrência da enchente que atingiu Porto Alegre, com impacto em vários bairros monitorados em relação à infestação vetorial, a equipe de monitoramento das armadilhas está impossibilitada de executar suas visitas semanais aos imóveis que possuem dispositivos tipo MosquiTRAP (armadilhas para monitoramento do Aedes aegypti). Por essa razão, os responsáveis pelos imóveis onde as armadilhas estão alojadas são orientados a desativá-las por tempo indeterminado. A desativação consiste apenas em virar o dispositivo, eliminando a água de seu interior. A partir da avaliação técnica que permita a retomada da rotina de monitoramento, as armadilhas serão reativadas.

Mais informa√ß√Ķes sobre a dengue e a infesta√ß√£o do mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre¬†aqui.¬†

Patrícia Coelho