Prefeitura amplia sistema de monitoramento do Aedes Aegypti

23/01/2019 08:44

A Secretaria Municipal de Saúde entra, nesta semana, na fase final de expansão do sistema de monitoramento do Aedes Aegypti por armadilhas (MI Aedes). Ao final deste trabalho, Porto Alegre contará com 1.434 unidades do equipamento, em 63 bairros da cidade. Atualmente, são 1.362 armadilhas em 60 bairros.

Os bairros que passam a ter armadilhas ou recebem mais unidades são Bela Vista, Auxiliadora, Boa Vista, Mont Serrat e Higienópolis. Os agentes de combate a endemias iniciam o trabalho pela Bela Vista, que passará a ter o monitoramento. Na sequência, Boa Vista e Higienópolis recebem expansão do sistema. E, após, Auxiliadora e Mont Serrat serão os bairros contemplados com armadilhas. 

A chefe do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS, Rosa Maria Carvalho, explica que, para instalar armadilha em uma residência ou comércio, os agentes de combate a endemias buscarão a parceria de moradores ou comerciantes dos bairros.“Todas as armadilhas da cidade estão localizadas em imóveis residenciais ou comerciais cujos proprietários concordaram em ceder o espaço e receber, semanalmente, a visita do agente de controle de endemias para vistoria das unidades”, destaca a técnica. 

Com o MI Aedes, a prefeitura acompanha, semanalmente, o índice de infestação vetorial, em especial de fêmeas do Aedes aegypti nos bairros onde há armadilhas. Além disso, é possível monitorar eventual circulação viral das doenças veiculadas pelo mosquito na região, pois todas as fêmeas de Aedes aegypti coletadas nas armadilhas de monitoramento são analisadas laboratorialmente para averiguar a presença de vírus da dengue, zika ou chikungunya no inseto.

Com os dados das vistorias semanais nas armadilhas, é composto o Mapa do Aedes, disponível em tempo real no site Onde Está o Aedes? . 

Leia também:

Saúde destaca importância de prevenir contra o Aedes no verão

  

 

Patrícia Coelho

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes