Prefeitura aplica inseticida em ruas do bairro Restinga nesta quinta-feira

07/03/2024 08:40

Nesta quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, realizará operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, em ruas do bairro Restinga. A ação está prevista para começar às 9h, tendo como ponto de saída a Unidade de Saúde Núcleo Esperança (rua 7114, número 23). Serão pulverizadas as vias Meridional, Coliseu, Martinica e Baltimore, na totalidade ou em parte, e adjacências.

O objetivo é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro. A Restinga é um dos bairros com maior ocorrência de dengue em 2024 até o início de março.

De acordo com dados da vigilância epidemiológica da DVS, até o final da SE 9, foram notificados 5.368 casos suspeitos de dengue à vigilância epidemiológica de Porto Alegre, dentre os quais 434 casos foram confirmados entre moradores de Porto Alegre. Dados da dengue na Capital podem ser acessados no Boletim Epidemiológico publicado na terça-feira, 5.

Esta é a primeira operação de bloqueio químico realizado pela DVS neste ano. As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que coordena o trabalho de campo, e têm o objetivo de interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada. 

Sintomas - Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento.

  

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira