Prefeitura aplica inseticida em ruas do bairro Tristeza nesta quarta-feira

03/04/2024 08:53

A partir das 9h desta quarta-feira, 3, em nova ação contra a dengue, a Prefeitura de Porto Alegre aplica inseticida no bairro Tristeza. Com saída da rua Copacabana, 745, serão percorridas, no todo ou em parte, as ruas Copacabana, Chavantes, General Rondon e João Bergman.

A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro da operação, reduzindo o risco de transmissão do vírus por meio de picada de fêmeas adultas infectadas.

As pulveriza√ß√Ķes s√£o feitas a partir de avalia√ß√£o t√©cnica da Diretoria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (DVS), que coordena o trabalho de campo. A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) n√£o realiza atividades de ‚Äúdesinsetiza√ß√£o‚ÄĚ ou de controle de mosquitos na cidade.

Sintomas da dengue - Febre alta (maior de 38¬ļC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabe√ßa, n√°useas, v√īmitos ou dor atr√°s dos olhos s√£o sinais compat√≠veis com a dengue.

Nesse caso, a recomenda√ß√£o √© buscar atendimento o mais rapidamente poss√≠vel a partir do in√≠cio dos sintomas, para realiza√ß√£o de teste quando houver indica√ß√£o do profissional de sa√ļde e acompanhamento do quadro cl√≠nico, visando o n√£o agravamento da doen√ßa, principalmente ap√≥s o final do quadro febril. A recomenda√ß√£o vale para todas as pessoas, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirma√ß√£o da doen√ßa.¬†

A SMS já confirmou 1.263 casos de dengue na Capital neste ano.

Patrícia Coelho