Cristine Rochol/Arquivo PMPA
Prefeitura cumprirá recomendação do MP, ampliando atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde informa que acatará a recomendação que afirma ser possÃvel a transferência dos serviços essenciais de saúde de forma complementar para organizações da sociedade civil.
O órgão municipal destaca ainda que, atualmente, 71% dos recursos destinados à Saúde pelo municÃpio de Porto Alegre são da Administração Pública Direta (como Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Atenção Primária a Saúde e Pronto Atendimentos) ou Indireta (como Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de ClÃnicas de Porto Alegre). Apenas 29% dos recursos em saúde de Porto Alegre são destinados a instituições privadas, a maioria filantrópicas, sem fins lucrativos, como a Santa Casa, o Hospital São Lucas, o Instituto de Cardiologia, Associação Educadora São Carlos (administradora do Hospital Santa Ana e de diversos Centros de Atenção Psicossocial do municÃpio), Associação Hospitalar Vila Nova, Banco de Olhos, Hospital EspÃrita.
Â
Com relação aos agentes comunitários de saúde e de endemias, a secretaria trabalha com o projeto de contratação na administração direta por meio de processo seletivo.Â
Â
Através do novo formato de organização da Atenção Primária do municÃpio, até 2020 haverá expansão da cobertura de saúde da famÃlia de 250 para 300 equipes. Com a ampliação, a cobertura chegará a 70% da população da Capital, resultando em maior assistência ao cidadão, com mais profissionais à disposição nas unidades de saúde.
 Â
Â
Neemias Freitas
Andrea Brasil