Prefeitura cumprirá recomendação do MP, ampliando atendimento

04/10/2019 10:10
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SAÚDE
Até 2020, haverá expansão da cobertura de saúde da família de 250 para 300 equipes

A Secretaria Municipal de Saúde informa que acatará a recomendação que afirma ser possível a transferência dos serviços essenciais de saúde de forma complementar para organizações da sociedade civil.

O órgão municipal destaca ainda que, atualmente, 71% dos recursos destinados à Saúde pelo município de Porto Alegre são da Administração Pública Direta (como Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Atenção Primária a Saúde e Pronto Atendimentos) ou Indireta (como Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Apenas 29% dos recursos em saúde de Porto Alegre são destinados a instituições privadas, a maioria filantrópicas, sem fins lucrativos, como a Santa Casa, o Hospital São Lucas, o Instituto de Cardiologia, Associação Educadora São Carlos (administradora do Hospital Santa Ana e de diversos Centros de Atenção Psicossocial do município), Associação Hospitalar Vila Nova, Banco de Olhos, Hospital Espírita.
 
Com relação aos agentes comunitários de saúde e de endemias, a secretaria trabalha com o projeto de contratação na administração direta por meio de processo seletivo. 
 
Através do novo formato de organização da Atenção Primária do município, até 2020 haverá expansão da cobertura de saúde da família de 250 para 300 equipes. Com a ampliação, a cobertura chegará a 70% da população da Capital, resultando em maior assistência ao cidadão, com mais profissionais à disposição nas unidades de saúde.

  

 

Neemias Freitas

Andrea Brasil