Prefeitura destaca importância do diagnóstico precoce de doenças raras
O teste do pezinho, nome popular da Triagem Neonatal Biológica, pode detectar precocemente doenças raras no bebê, como fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, evitando sequelas neurológicas graves para toda a vida. No Dia Mundial das Pessoas com Doenças Raras, lembrado nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância do exame.
DisponÃvel gratuitamente nas unidades de saúde, o teste é feito com a coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê na primeira semana de vida. Para eficácia do resultado, o exame deve ser realizado de três a cinco dias do nascimento.
Atualmente, o teste pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o diagnóstico de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, sÃndromes falciformes, fibrose cÃstica, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Há mais de 20 anos, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul e integra a PolÃtica Estadual de Triagem Neonatal. O serviço é responsável pela triagem e busca ativa de bebês com alguma suspeita de doença, consulta com equipe multiprofissional especializada para acolhimento e confirmação diagnóstica, exames complementares e tratamento por toda a vida.
Saiba mais
Quando fazer o teste do pezinho?
Entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.
Onde fazer?
É realizado gratuitamente nas unidades de saúde de referência da gestante. Confira a lista de postos de saúde para moradores de Porto Alegre.
Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivÃduos a cada 100 mil pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição. Todas as doenças da Triagem Neonatal Biológica são consideradas doenças raras.
Â
Andrea Brasil