Prefeitura distribui novos respiradores a hospitais
Os 25 ventiladores mecânicos pulmonares, popularmente chamados de respiradores, enviados pelo Ministério da Saúde nesse domingo, 7, estão em fase final de montagem e calibragem na Santa Casa, em Porto Alegre, para atendimento a pacientes com Covid-19. Uma equipe de engenharia clínica especializada está fazendo a instalação dos aparelhos de alta performance, solicitados com urgência ao Ministério da Saúde no último sábado. O trabalho é feito em acordo entre a prefeitura e a Santa Casa.
Os equipamentos estão sendo distribuídos para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (dez ventiladores mecânicos), Instituto de Cardiologia (cinco ventiladores), Hospital Restinga Extremo Sul (cinco ventiladores e cinco monitores), Hospital Independência (cinco ventiladores).
A chegada dos aparelhos permite aos hospitais redimensionar suas estratégias de atendimento e abrir mais leitos. No Hospital Restinga Extremo Sul, por exemplo, será possível abrir dez novos leitos de UTI com o acréscimo dos cinco ventiladores mecânicos.
“Obtivemos uma resposta instantânea do nosso pedido por parte do Ministério da Saúde. Fomos atendidos em praticamente 24 horas. Quando vimos, o avião já estava no Aeroporto Salgado Filho no domingo à tarde, desembarcando os novos equipamentos”, comemora o secretário municipal de Saúde Mauro Sparta.
Rui Felten