Prefeitura divulga locais com ações de controle contra a dengue

05/04/2022 08:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
População tem papel fundamental para evitar pontos que acumulem água nas residências e pátios

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade às ações de controle ambiental para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue em Porto Alegre. Nesta terça-feira, 5, das 8h30 às 17h, equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estarão nos bairros Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Os bairros foram definidos conforme o último boletim epidemiológico, pois possuem alta infestação de mosquitos Aedes Aegypti. “A população tem um papel fundamental para evitar pontos que acumulem água nas residências e pátios”, diz o coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental da Diretoria de Vigilância em Saúde, Alex Lamas. 

Diante da circulação viral, agentes de combate a endemias orientam a população, fazem busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.  

Porto Alegre contabiliza 608 casos confirmados de dengue em 2022, sendo 592 contraídos na cidade. Os casos são registrados em todas as regiões, com prevalência nos distritos sanitários Leste e Centro Sul, com 356 e 72 casos, respectivamente. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link. No último sábado, 2, foram visitados 1.080 imóveis em 32 bairros no Dia D contra a Dengue.

Cronograma de ações, das 8h30 às 17h:
Terça-feira, 5 – bairros: Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor 
Quarta-feira, 6 – bairros: Morro Santana, Rio Branco e Santa Cecília 

*O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas.

Confira os cuidados em pátios e imóveis no site Onde está o Aedes.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes