Prefeitura divulga locais com ações de controle contra a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade às ações de controle ambiental para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue em Porto Alegre. Nesta terça-feira, 5, das 8h30 às 17h, equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estarão nos bairros Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Os bairros foram definidos conforme o último boletim epidemiológico, pois possuem alta infestação de mosquitos Aedes Aegypti. “A população tem um papel fundamental para evitar pontos que acumulem água nas residências e pátios”, diz o coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental da Diretoria de Vigilância em Saúde, Alex Lamas.
Diante da circulação viral, agentes de combate a endemias orientam a população, fazem busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.
Porto Alegre contabiliza 608 casos confirmados de dengue em 2022, sendo 592 contraídos na cidade. Os casos são registrados em todas as regiões, com prevalência nos distritos sanitários Leste e Centro Sul, com 356 e 72 casos, respectivamente. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link. No último sábado, 2, foram visitados 1.080 imóveis em 32 bairros no Dia D contra a Dengue.
Cronograma de ações, das 8h30 às 17h:
Terça-feira, 5 – bairros: Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor
Quarta-feira, 6 – bairros: Morro Santana, Rio Branco e Santa Cecília
*O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas.
Confira os cuidados em pátios e imóveis no site Onde está o Aedes.
Andrea Brasil