Prefeitura esclarece sobre o escorpi√£o amarelo

09/11/2018 08:40
Divulgação PMPA
Prefeitura esclarece sobre o escorpi√£o amarelo
Escorpi√£o amarelo n√£o vai atr√°s do ser humano. Ele prefere locais escuros e √ļmidos

Em rela√ß√£o √† recente circula√ß√£o de mensagens nas redes sociais referentes √† prolifera√ß√£o do escorpi√£o amarelo em Porto Alegre e aos riscos que o animal oferece √† cidade, a Secretaria Municipal da Sa√ļde esclarece que n√£o h√° raz√£o para p√Ęnico ou alarme. N√£o h√° emiss√£o de alerta epidemiol√≥gico ou nota informativa √† popula√ß√£o ou a servi√ßos de sa√ļde. Os fatos em rela√ß√£o ao animal s√£o os seguintes:

- O escorpi√£o amarelo n√£o √© um animal considerado nativo do Rio Grande do Sul. Mas, desde as primeiras visualiza√ß√Ķes, em 2001, a prolifera√ß√£o do artr√≥pode fez com que ele seja considerado domiciliado em nossa cidade e no Estado. Isso quer dizer que n√£o √© poss√≠vel extermin√°-lo. √Č importante saber, que ele est√° presente na cidade, √© poss√≠vel que seja visto e o que deve ser feito ao localiz√°-lo.

- Em caso de visualiza√ß√£o, se poss√≠vel, o animal deve ser recolhido e encaminhado √† Vigil√Ęncia em Sa√ļde. A captura somente deve ser feita com objeto longo, como pin√ßas. Se for poss√≠vel mat√°-lo, utilize utens√≠lios r√≠gidos. N√£o pise com chinelos. Ligue para o telefone 156 da prefeitura, informando o local da visualiza√ß√£o, nome e telefone. A Equipe de Fiscaliza√ß√£o far√° contato preliminar antes da vistoria.

- O uso de inseticida dom√©stico n√£o √© indicado. Em situa√ß√Ķes espec√≠ficas, empresas de controle de pragas podem ser consultadas e contratadas.

- Porto Alegre tem registrado de forma crescente visualiza√ß√Ķes do animal, especialmente em tr√™s √°reas da cidade: Lomba do Pinheiro, bairro Anchieta e ruas do Centro Hist√≥rico. Em 2018, foram 80 registros de visualiza√ß√£o do animal. Em 2017, 15.

- Os casos de acidentes, no entanto, têm apresentado queda: Em 2016 foram três picadas; em 2017, cinco; em 2018, um jovem adulto foi picado pelo animal. Não há registro de mortes em decorrência de picada do escorpião amarelo na cidade, nem no Estado.

- A picada do escorpião amarelo pode ser fatal especialmente para crianças e pessoas com peso baixo e pouca imunidade.

- Dos acidentes, uma minoria (cerca de 7%) das vítimas necessita soro, disponível apenas no Hospital de Pronto Socorro. Em caso de ataque do escorpião, as vítimas devem ser encaminhadas ao HPS, local com profissionais capacitados para o atendimento. O paciente permanecerá em observação o tempo necessário.

- Desde 2016 a Equipe de Fiscaliza√ß√£o Ambiental tem implementado diferentes a√ß√Ķes junto √† rede de sa√ļde, com capacita√ß√£o de m√©dicos e enfermeiras e de agentes de combate a endemias e agentes comunit√°rios de sa√ļde;

- Em 2018, foi iniciado programa de visitas a escolas de educação infantil para orientação de responsáveis pelos estabelecimentos e, também, informação a crianças e suas famílias;

- Lembre-se: o escorpi√£o amarelo n√£o vai atr√°s do ser humano. Ele prefere locais escuros, √ļmidos, e somente sai do seu habitat natural atr√°s de alimento: a barata.

- Ac√ļmulo de lixo e restos de alimentos podem atrair baratas. Ent√£o, limpeza √© a maior preven√ß√£o contra o escorpi√£o amarelo.

- O escorpião preto é comum no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, mas o veneno dele não é perigoso. A picada do escorpião preto dói, mas não é fatal.

- Em caso de d√ļvidas, o Centro de Informa√ß√Ķes Toxicol√≥gicas (CIT) do RS pode ser acessado 24 horas por dia, pelo telefone 0800 721 3000.

Patricia Coelho