Prefeitura leva serviços e orientações de saúde a trabalhadores da construção civil
Cerca de 300 trabalhadores da construção civil tiveram uma pausa no dia para cuidar da saúde. Nesta sexta-feira, 5, eles receberam atendimento nos locais onde atuam: dois canteiros de obras na avenida Protásio Alves, 9500 e 8046. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação contra Covid-19 e testes rápidos de HIV, hepatites B e C e diabetes. A ação integra a programação da prefeitura na campanha Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde masculina.
Na área de obras há cinco anos, foi a primeira vez que Jorge Luís Rodriguez Cardoso, 36, participou desse tipo de ação. “Com certeza facilita muito, pois o ritmo de trabalho é intenso e nem sempre dá para ir até a unidade de saúde com frequência”, diz ele. Para facilitar a comunicação com haitianos e senegaleses que atuam no setor, os mediadores interculturais haitianos Youdeline Obas e Jean Junior Thevenin integraram a equipe.
Os profissionais também falaram dos riscos do tabagismo e deram orientações de saúde bucal e prevenção à violência. As atividades ocorreram nos canteiros de obras como forma de estimular os homens a cuidarem da própria saúde. “O público masculino é o nosso foco nesta ação. A iniciativa de hoje é um piloto que, se der certo, seguirá com um extenso cronograma”, comenta o diretor-adjunto de Atenção Primária em Saúde, João Manoel Assunção.
Durante o mês, serão promovidas diferentes atividades voltadas a esse público. A próxima está prevista para o dia 12, no terminal de ônibus Triângulo, nos moldes da ação desta sexta-feira, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Leia mais: Novembro Azul destaca prevenção e cuidados com a saúde do homem
Lissandra Mendonça