Prefeitura organiza multivacinação em escolas
Equipes de saúde da prefeitura estiveram na escola de educação infantil Pé de Moleque, no bairro Farrapos, nesta quarta-feira, 31, com vacinação contra a poliomielite. Pela manhã, foram imunizadas crianças de até cinco anos incompletos que estavam com a dose em atraso.
A ideia é adequar-se à estratégia proposta na última sexta-feira, 26, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos municÃpios para ampliar os Ãndices de coberturas das doses do calendário básico e de campanhas, como a da Covid-19.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a orientação das equipes de unidades de saúde para que contatem as escolas das respectivas regiões de abrangência dos serviços. Para realizar a multivacinação, os pais ou responsáveis das crianças devem estar presentes na aplicação das vacinas de rotina. No caso da dose extra de pólio, a autorização pode ser feita por escrito, bem como a vacinação do público adolescente.Â
"Organizar uma ação de multivacinação exige uma série de cuidados, como local adequado e refrigeração correta. Por isso, é necessário um tempo para que tudo seja feito com os detalhes que a ação exige", explica a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.
Unidade de saúde - A partir do contato com as escolas, a direção deverá informar nome, idade e CPF dos alunos. Com a lista, a unidade de saúde poderá pesquisar a situação vacinal das crianças para programar os imunizantes que levará ao evento. Logo após, será avaliada a melhor data para a ação de multivacinação, informando os pais previamente.Â
Os pontos de vacinação serão divulgados ao longo da semana pela SMS, conforme a organização das escolas e unidades de saúde, com o objetivo de garantir a segurança na aplicação e o planejamento de uso dos imunobiológicos.
Até o dia 9 de setembro, segue aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Porto Alegre, as doses estão disponÃveis em 132 unidades de saúde.
Â
Â
Lissandra Mendonça