Prefeitura orienta residenciais para idosos em função da Covid-19

07/04/2020 17:59

Instituições de longa permanência de idosos (ILPI), residenciais terapêuticos e comunidades terapêuticas de Porto Alegre foram notificadas nesta terça-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre medidas a serem adotadas para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes e entre os residentes e funcionários.

A Diretoria Geral de Vigilância em Saúde tem intensificado as vistorias de ILPI, considerando que o grupo é considerado com maior risco de mortalidade pela Covid - 19. Dos cinco óbitos registrados na Capital, quatro foram de pessoas idosas - nenhuma residente em ILPI.

As normas incluem procedimentos a serem adotados para monitoramento da saúde dos residentes, além de manutenção e limpeza dos ambientes, utensílios e superfícies dos ambientes.Em relação aos residentes, a notificação prevê monitoramento periódico em relação a sintomas compatíveis com síndromes respiratórias, respeito a normas de distanciamento em visitas recebidas por residentes e entre os residentes na circulação em áreas comuns, além da atualização da carteira de vacinas de idosos, residentes e funcionários.

A notificação explicita também uso de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde e colaboradores dos estabelecimentos, além de prestar orientações e cuidados para a destinação dos resíduos, em especial diante de suspeita de infecção pelo novo coronavírus ou confirmação de Covid19.

O diretor da DGVS, Anderson Lima, enfatiza que a notificação tem a intenção de proteger os residentes, diminuindo o risco de disseminação do vírus através de medidas periódicas e intensificação dos processos de limpeza dos ambientes.  “Importante manter o distanciamento social dos residentes, evitar visitas, manter distância quando elas houverem, em qualquer procedimento fazer a correta higienização de mãos. São medidas simples que vão proteger os idosos neste período de curva ascendente de casos da doença”, destaca.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Patrícia Coelho

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes