Prefeitura orienta sobre locais para aplicação da segunda dose de vacina contra Covid-19
A Prefeitura de Porto Alegre alerta os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 que a proteção para as complicações causadas pela doença podem ser evitadas em maior proporção quando o esquema vacinal está completo, ou seja, quando recebe duas doses do imunizante.
Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa segunda-feira, 12, mostra que mais de 19 mil pessoas que receberam a dose 1 da vacina Cornavac/Butantan ainda não possuem registro da segunda dose no sistema de informação oficial do Ministério da Saúde. Isso significa a possibilidade de não registro de doses realizadas ou não comparecimento para a segunda dose. O intervalo para a Coronavac é de 21 a 28 dias entre doses 1 e 2.Â
Considerando esta demanda e a oferta disponÃvel de vacinas Coronavac para atender ao público que necessita da segunda dose, a SMS definiu que segundas doses da vacina Coronavac estarão disponÃveis aos públicos prioritários de acordo com o seguinte esquema:
Profissionais de saúde vacinados em serviço ou em farmácias – podem comparecer a qualquer unidade de saúde que ofereça a vacina contra a Covid-19 ou em uma das farmácias parceiras;
Idosos – podem comparecer ou serem levados a uma unidade de saúde ou a um dos drives em funcionamento.Â
A vacina de Oxford/AstraZeneca necessita 12 semanas para o recebimento da segunda dose a partir da data de recebimento da primeira. A estimativa da SMS é de que essas pessoas passam a receber a dose 2 a partir do final de abril e inÃcio de maio.
Elisandra Borba