Prefeitura participa de simulação de acidente aquático

26/06/2019 18:13
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Iniciativa visou a aprimorar capacidades de respostas a este tipo de emergência

A Prefeitura de Porto Alegre participou na tarde desta quarta-feira, 26, de um simulado de emergência aquática no Cais do Porto (avenida Mauá, nº 1050). A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul visou a aprimorar as capacidades de respostas a este tipo de emergência em uma área de atuação de extrema complexidade. Equipes do Samu, EPTC e Defesa Civil integraram a ação.

Uma embarcação de transporte coletivo colide com uma boia solta de aço. A partir deste momento, o casco se rompe e a água invade os compartimentos do navio. Esta foi a situação simulada pelos mais de 150 profissionais envolvidos no evento. Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, enfermeira Dinorá Cenci, a atividade é de extrema importância para a integração de diversos órgãos no resgate das vítimas deste tipo de emergência. “Atender múltiplos pacientes oriundos de um acidente aquático não é fácil; apesar de não ser um evento frequente, é preciso estar preparado para quando nossas equipes forem acionadas”, destaca.

Segundo o major do Corpo de Bombeiros Militar Ingo Ludke, é preciso verificar continuamente se os recursos logísticos estão adequados para este tipo de ocorrência: “O meio líquido exige uma atenção especial. Visamos nesta simulação a verificar a sinergia entre diversos órgãos de atuação, além de averiguar se o nosso treinamento está de acordo com o que sociedade gaúcha demanda”, afirma o major.

Além dos órgãos da prefeitura, participaram do evento a Marinha do Brasil, Guarda Portuária, Fepam, Brigada Militar, Empresa Catsul e Navegação Amândio Rocha. 

 

Lucas de Souza (estagiário) / Supervisão: Patrícia Coelho

Gilmar Martins