Prefeitura realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

27/07/2021 11:01

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quarta-feira, 28, ações de testagem para a doença no Centro de Saúde Santa Marta e no Colégio Júlio de Castilhos (onde ocorre a vacinação contra a Covid-19 do Centro de Saúde Modelo), das 9h às 16h.

Pessoas que forem buscar a vacina contra a Covid-19 nestes dois locais também receberão orientações sobre as medidas de prevenção às hepatites por equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre as ações alusivas à data, também está previsto, no auditório da SMS, às 15h, o lançamento do plano de enfrentamento às hepatites virais.  A meta da secretaria é eliminar os casos de hepatite C até 2030, na Capital gaúcha.

Hepatites Virais - A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes, é assintomática. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus B e C, que possuem diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis.

Confira as principais medidas de prevenção:

Hepatite B: A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo e o não compartilhamento de objetos pessoais. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da Capital para todas as faixas etárias, sendo extremamente eficaz e segura.

Hepatite C: Não existe vacina contra a hepatite C, mas há medicamentos que permitem a cura da doença. O tratamento é rápido e tem poucos efeitos colaterais. Para evitar a infecção, é importante não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue. Outra forma de prevenção é a utilização de preservativos em todas as relações sexuais.

Gestantes - As gestantes devem fazer o exame para diagnosticar as hepatites B e C no pré-natal, pois também existe a transmissão do vírus da mãe para o filho, durante a gestação e o parto. Gestantes não vacinadas devem realizar a vacinação contra o vírus da hepatite B. Outra ação importante para prevenir a transmissão para o recém-nascido é a aplicação da vacina nas primeiras 12 horas de vida da criança.

Testagem - A rede municipal de saúde oferece testes rápidos para detecção da infecção pelo vírus B ou C. O exame é rápido, gratuito e seguro. Quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de tratamento, evitando a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza os testes das hepatites virais nas 130 unidades de saúde e nas três unidades de Serviço de Atendimento Especializado (SAE). 

Onde realizar teste rápido para detecção das hepatites virais:

Unidades de saúde: confira no link os endereços e horários de atendimento.

Serviço de Atendimento Especializado (SAE):

SAE Centro - Santa Marta
Rua Capitão Montanha, 27 - 5º Andar
Fone: 3289.2926 e 3289.2925
Horário: 8h às 12h - 13h30 às 16h30

SAE Centro de Saúde Vila dos Comerciários - Área 11
Rua Moab Caldas, 400
Fone: 3289.4082, 3289.4051 e 3289.4050
Horário: 8h às 12h - 13h30 às 16h30

SAE Centro de Saúde IAPI - Área 12
Rua Três de Abril, 90
Fone: 3289.3435 e 3289.3414
Horário: 8h às 12h -13h30 às 16h30

 

Luize Baini

Fabiana Kloeckner