Prefeitura recebe nova remessa de vacinas contra a gripe

30/03/2020 13:00
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Mais de 113 mil idosos foram imunizados na primeira semana da campanha

A prefeitura recebe nesta segunda-feira, 30, nova remessa de vacinas do ministério, via Secretaria Estadual de Saúde, e inicia a distribuição do imunobiológico. A remessa soma 67 mil doses. Dezesseis mil serão entregues nesta segunda-feira para as farmácias parceiras. Nesta terça-feira, 31, serão destinadas 20 mil para vacinação de profissionais que trabalham em hospitais. Outras 31 mil serão repassadas para imunização em unidades de saúde e drive thrus, com início do atendimento na quarta-feira, 1º de abril.

Até as 10h30 desta segunda-feira, 30, um total de 135.872 pessoas foram vacinadas contra a gripe em dois grupos prioritários: idosos e trabalhadores da saúde. Os idosos somam 113.464 doses, ou 59% da meta, que é vacinar 191.700 pessoas com mais de 60 anos (90% do público-alvo estimado em 213.000 pelo Ministério da Saúde). A campanha começou na última segunda-feira, 23, e prossegue em todo o país até 22 de maio.

Para atingir a meta de imunizar 90% do grupo de idosos, Porto Alegre precisa vacinar mais 78,2 mil pessoas desse público.  

A alta procura pela vacina, em virtude da circulação do coronavírus, pode provocar desabastecimento na rede pública e nas farmácias. De acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 4 mil doses da vacina contra influenza estão disponíveis em farmácias da rede Agafarma nesta segunda-feira. 

O diretor da Vigilância em Saúde Municipal, Anderson Lima, destaca que a vacina não protege contra o coronavírus. “Como os vírus da influenza não estão circulando na cidade ainda, as pessoas não precisam correr para se vacinar. Atualmente, é melhor aguardar a normalização dos estoques do que circular pela cidade, com risco de contaminação pelo novo coronavírus”, enfatiza. 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.  

 

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes