Prefeitura regulariza esquema vacinal de gestantes e puérperas imunizadas com Oxford
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e estão com a segunda dose em atraso, poderão regularizar o esquema vacinal a partir desta quarta-feira, 28. De acordo com o Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.025 mulheres se encontram nesta situação (sendo 752 gestantes e 273 puérperas).
A aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty será disponibilizada excepcionalmente para este público em seis unidades de saúde, das 8h às 17h: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.
A mudança segue orientação do Ministério da Saúde (nota técnica nº 6/2021), que recomendou completar a imunização deste público, preferencialmente, com a vacina da Pfizer/Comirnaty. Caso este imunizante não esteja disponÃvel, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan. Até então, gestantes e puérperas vacinadas com Oxford/AstraZeneca estavam sendo orientadas a aguardar o término do perÃodo de puerpério para tomar a segunda dose de Oxford/AstraZeneca.
Gestantes e puérperas imunizadas com a vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty) deverão completar o esquema com a mesma vacina nos intervalos habituais (28 dias e 10 semanas, respectivamente).
Os demais públicos, que receberam a primeira dose da vacina da Pfizer/Comirnaty e estão com a segunda dose em atraso, deverão aguardar a chegada de remessas de vacinas destinadas a esse grupo. A SMS orienta a população a ficar atenta à data que consta na carteirinha para completar o esquema vacinal. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante é de dez semanas.
Primeira dose - gestantes e puérperas, a partir de 18 anos, devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Coronavac/Butantan e Pfizer/Comirnaty. A vacinação pode ser realizada em qualquer trimestre da gestação. Para receber o imunizante, além do documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre, é preciso apresentar documento que comprove a gestação (exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal) ou o puerpério (registro de alta hospitalar ou certidão de nascimento da criança).
Confira as unidades que oferecem segunda dose da Pfizer/Comirnaty exclusivamente para gestantes e puérperas imunizadas com a primeira dose de Oxford/AstraZeneca:
Bananeiras - avenida Coronel AparÃcio Borges, 2494 - bairro Coronel AparÃcio Borges
Macedônia - avenida Macedônia, 750 - bairro Restinga
Primeiro de Maio - avenida Professor Oscar Pereira, 6199 - bairro Cascata
Rubem Berta - rua Wolfram Metzler, 675 - bairro Rubem Berta
Santo Alfredo - rua Santo Alfredo, 37 - bairro Partenon
Tristeza - avenida Wenceslau Escobar, 2442 - bairro Tristeza
Â
Lissandra Mendonça