Prevenção às violências segue em debate nesta sexta-feira
Os debates do 1º Seminário Municipal de Prevenção à s Violências de Porto Alegre continuam nesta sexta-feira, 5, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O encontro reúne cerca de 400 pessoas, com apresentações de especialistas locais, nacionais e internacionais propondo alternativas de enfrentamento pela abordagem da saúde pública. A promoção é da prefeitura e envolve diversas secretarias, com apoio do Ministério Público do RS e do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre.Â
Pela manhã, os temas em debate são violência estrutural, racismo e exemplos de melhores práticas comunitárias existentes para atender à s vÃtimas de violência doméstica e interpessoal. À tarde, estarão em pauta alternativas de prevenção. O evento teve inÃcio quinta-feira, 4, com apresentação da proposta de criação do Escritório de Prevenção à Violência, programa multissetorial colaborativo a ser desenvolvido por diversas secretarias e órgãos municipais, com a participação da população, a partir de uma agenda cidadã.
O escritório deverá articular e promover ações integradas estratégicas na interrupção, prevenção e atendimento à s pessoas em situação ou vÃtimas da violência, a partir da escola, começando pelas regiões e expandindo para toda a cidade. A ideia é reduzir a sensação de insegurança.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação das secretarias de Educação, Segurança, Desenvolvimento Social, Planejamento e Assuntos Estratégicos, Esporte, Lazer e Juventude e Governança Local. Confira a programação completa no link.
Leia mais: Prefeitura propõe criação do Escritório de Prevenção à Violência
Â
Cristiano Vieira