Primeira dose da vacina será para pessoas de 31 anos ou mais agendadas pelo app 156+POA

29/07/2021 08:14
Robson Da Silveira / PMPA
SAÚDE
Novas doses devem chegar à Capital nesta quinta e possibilitar a ampliação para vacinação de pessoas de 30 anos na sexta-feira

Nesta quinta-feira, 29, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19  para pessoas de 31 anos ou mais estará disponível apenas para aqueles que realizaram agendamento pelo aplicativo 156+POA. Para adolescentes com comorbidades - com idade entre 12 e 17 anos - as doses estarão disponíveis em cinco unidades específicas: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza. As mesmas unidades serão utilizadas de forma exclusiva para aplicação da segunda dose de gestantes e puérperas. Para a população com 31 anos ou mais, a imunização será somente por agendamento via aplicativo 156+POA.

O baixo volume de doses fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) necessitasse reduzir o número de pontos de vacinação da Capital. A primeira dose está concentrada em três unidades de saúde para os agendados. Não haverá drive-thru. Novas doses devem chegar à Capital nesta quinta e possibilitar a ampliação para vacinação de pessoas de 30 anos ou mais.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.

Segunda dose - Segue disponível a segunda dose para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas em 28 unidades de saúde e oito farmácias parceiras, além do agendamento prévio pelo app 156+POA, e para quem recebeu Coronavac/Butantan há 28 dias em 20 unidades de saúde e por agendamento prévio pelo app 156+POA. Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e estão com a segunda dose em atraso, poderão regularizar o esquema vacinal.

Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer para público em geral, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: adolescentes com comorbidades com idade entre 12 e 17 anos
Onde: cinco unidades de saúde (Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza)
Horário: 8h às 17h

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: residentes em Porto Alegre que estão com o esquema vacinal em atraso
Onde: 20 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Bananeiras, Chácara da Fumaça e São Cristóvão)
Horário: 10h às 19h

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
Onde: 28 unidades de saúde e oito farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Horário: 10h às 19h

Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner