Programa realiza atividades de saúde bucal para crianças de escola na Zona Norte

03/09/2025 16:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Crianças participaram de atividades com músicas e materiais educativos

Profissionais da rede municipal de saúde estiveram, nesta semana, na Escola de Educação Infantil Dutra Jardim, na Zona Norte, para uma atividade educativa do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação contou com a participação de agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde Jenor Jarros e da equipe de saúde bucal da US Assis Brasil, que atende usuários do mesmo território. (fotos)

De forma lúdica e interativa, as crianças participaram de atividades com músicas e materiais educativos em formato de escova de dentes, dentinho, fio dental e a "vilã" cárie. A proposta foi ensinar, de maneira divertida, a importância da higiene bucal no dia a dia. Também foi realizada uma oficina prática de escovação de dentes e uma revisão simples pela dentista da equipe, para identificar a necessidade de encaminhamentos para consultas mais completas na unidade de saúde.

Para a dentista Jéssica Ely Bonette, a atividade contribui para aproximar as crianças da rotina de cuidado. “Nosso objetivo é reforçar a importância da escovação diária e proporcionar às crianças esse primeiro contato com o dentista, de forma acolhedora e natural.”

A diretora da escola, Gilmara Santos, ressaltou a importância da parceria com a rede municipal. “Estamos há dez anos nessa troca com a unidade de saúde, que acompanha nossas crianças dentro e fora da escola. Esse trabalho conjunto, aliado ao apoio das famílias, é essencial para o desenvolvimento saudável dos pequenos.”

Iniciativa - Esta é uma ação realizada rotineiramente nas escolas da Capital. Nesse sentido, o papel dos agentes comunitários de saúde na interlocução da unidade de saúde com as instituições é fundamental.

Política intersetorial - O PSE é uma política intersetorial de Saúde e Educação que busca enfrentar vulnerabilidades de alunos da educação básica por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, considerando o contexto social e escolar. Porto Alegre é referência nacional, sendo uma das poucas capitais em que todas as escolas públicas, municipais e estaduais, participam do programa. As equipes atuam de forma transversal, levando atividades educativas e de cuidado para dentro do ambiente escolar num cronograma de atividades mensais.

 

Carolina Zeni

Bianca Dilly