Projeto que amplia acesso a autotestes de HIV completa dois meses
Em dois meses de funcionamento na capital gaúcha, o projeto A Hora é Agora oferece nova opção para ampliar o acesso à testagem do HIV de populações vulnerabilizadas, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, com autotestes de fluido oral ou por uma gota de sangue disponíveis no site ahoraeagora.org. Nesse período, foram enviados 425 kits via Correios, com a retirada de 41 testes no armário localizado no Shopping Total.
As populações-chave são homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo, que têm acesso ao kit de autotestagem no site. “As estatísticas mostram que essas populações têm mais dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento em tempo oportuno”, afirma a coordenadora de Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck. A adesão de Porto Alegre ao projeto começou em 29 de setembro.
Para a população em geral, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, podem ser feitos nas 133 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos postos com horário ampliado ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, Centro Histórico), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O projeto A Hora é Agora é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América e Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids (Pepfar).
Veja como funciona o projeto A Hora é Agora:
1. Faça o cadastro no site ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. Os usuários devem ser maiores de 15 anos e residentes na Capital.
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Murialdo para dar início ao tratamento (av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.
Andrea Brasil