Quase 79 mil porto-alegrenses já foram vacinados nos drive-thrus

14/04/2021 14:42
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Estruturas proporcionam mais agilidade, conforto e segurança para a população e para as equipes de vacinação

De acordo com os registros da plataforma vacinômetro, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 até o último sábado, 10, só nos drive-thrus foram aplicadas 78.830 doses (1ª e 2ª), que representam 25,5% do total de todos os pontos de vacinação da rede.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem apostado nos drive-thrus desde o começo da campanha como um recurso fundamental para dar mais agilidade, conforto e segurança para a população e para as equipes de vacinação. A eficiência deste modelo foi comprovada já na sua primeira aplicação, em 6 de fevereiro, quando um mutirão de entidades de classe, articulado pela SMS, promoveu a imunização em cinco locais aplicando a primeira dose em 6.281 profissionais de saúde naquele dia.

Desde então, a secretaria vem promovendo drive-thrus que atuam como reforço para as 30 unidades de saúde que atualmente compõem a rede referência para imunização contra a Covid-19 na capital gaúcha. “Os drives exigem uma articulação complicada. Mas o esforço compensa, pois aliviamos a pressão sobre as unidades de saúde, evitando aglomerações, e propiciamos aos idosos uma vacinação segura, confortável e ágil”, salienta a diretora de Atenção Primária da SMS, Luciane Beiró.

“Os drives também têm sido muito importantes para oportunizar a aplicação da 2ª dose, que é a melhor garantia de que a pessoa estará protegida contra as formas graves da doença”, salienta o diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Ritter. Como o público a ser vacinado cresce na medida em que as faixas etárias vão baixando, a SMS já está articulando com seus parceiros o aumento no número de drive-thrus para a imunização. Desde o começo da campanha, a SMS vem mantendo uma média de três drives em ação, muitas vezes atuando até nos finais de semana.

Apoio das parcerias - As operações deste tipo têm sido viabilizadas graças a parceiros como o Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Sul, que desde o primeiro dia ajuda com militares para organizar o fluxo de veículos e dar segurança aos locais de vacinação. “O Comando Militar do Sul tem destinado esforço prioritário na redução dos impactos causados pela pandemia à população de Porto Alegre, em conjunto com os poderes públicos. Além dos militares, diretamente envolvidos no apoio logístico, como na distribuição de medicamentos para kits intubação em todo o Rio Grande do Sul e na montagem do Hospital de Campanha do Exército, anexo ao Hospital Restinga, nossos profissionais de saúde também estão sendo empregados na vacinação. O Comando Militar do Sul sente-se honrado em oferecer a mão amiga neste momento crucial para a sociedade”, afirma o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade.

Tão importantes quanto os militares são as empresas privadas que cedem seus espaços para montagem dos drives e até pessoal para auxiliar as equipes de vacinação. Neste grupo estão empresas como hipermercados Big, Sam´s Club, Shopping Iguatemi, Shopping Total, Sport Club Internacional, Panvel e Droga Raia. Instituições como a PUCRS também cederam seus estacionamentos para abrigar os drives da vacinação.
“As parcerias são fundamentais para a viabilização dos drive-thrus, assim como tem sido para muitas outras ações da SMS no combate à pandemia”, ressalta o secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Outras instituições também cederam seus espaços nas etapas iniciais da imunização, como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

Imunização e solidariedade - Aproveitando o intenso fluxo de pessoas nos drives de vacinação, a prefeitura articulou uma ação para fazer desses locais um importante ponto de coleta de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. Em pouco mais de duas semanas, foram arrecadadas mais de 19 toneladas de alimentos, que são distribuídos às comunidades carentes pela rede Banco de Alimentos RS, parceira da prefeitura nesta iniciativa.

  

 

Ricardo Azeredo

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes