Recepção marca chegada de 24 profissionais do Mais Médicos à Capital
A chegada de profissionais do programa Mais Médicos foi marcada por uma recepção, nesta segunda-feiram 17, no auditório do Centro de Saúde IAPI. O acolhimento contou com a contextualização da rede de saúde do município aos novos profissionais que irão atuar nas unidades de saúde da Capital. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas, entre médicos e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante o evento, foi feita apresentação da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre e das coordenadorias de saúde responsáveis por gerir os serviços de saúde em diferentes partes da cidade. Também foram abordados temas como o número de unidades de saúde, farmácias distritais, equipes especializadas em saúde bucal e da família, bem como os serviços de atendimento especializado, entre outros.
Porto Alegre conta com 67 vagas no programa e, até o momento, 24 foram preenchidas. Todos os profissionais já estão aptos a atuar nas unidades de saúde que mais necessitam, sobretudo à noite. "Estamos buscando a melhor maneira de oferecer serviços de qualidade aos nossos usuários, e sabemos que a integração das equipes é fundamental”, destaca Vânia Frantz, diretora da Atenção Primária de Porto Alegre. Haverá segunda chamada em 4 de setembro para as vagas que sobraram.
Programa Mais Médicos - Atualmente, Porto Alegre conta com um total de 24 profissionais, somando-se a outros 56 do Programa Médicos pelo Brasil, totalizando 80 profissionais. A cidade já teve, também, aproximadamente 109 médicos ao longo do programa, considerando os desligamentos e a reposição de vagas ao longo do tempo.
Lissandra Mendonça