Registros de usuários do SUS é tema de seminário na Capital
Profissionais de diferentes áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam de seminário sobre os registros dos sistemas de informação do SUS. A primeira turma teve encontro na tarde desta quarta-feira, 9, na Casa de Cultura Mario Quintana, com profissionais que atendem nas unidades de saúde da região Norte de Porto Alegre.
Durante a programação, será intensificada a importância do preenchimento de campos como o quesito raça/cor, etnia, gênero, orientação sexual, nacionalidade e situação de moradia. Entre os objetivos está a assistência a populações vulnerabilizadas, como negros, indÃgenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e migrantes. A ideia é qualificar ações e polÃticas de equidade, o atendimento e o acesso aos serviços.
Os próximos encontros ocorrerão nos dias 10, 16, 17, 23 e 24 de outubro, incluindo profissionais da Atenção Primária, hospitais e rede especializada. O seminário é uma das ações promovidas no Programa de Incentivo à Atenção Primária, eixo equidade, e conta com apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde.
Gilmar Martins